NEM AUTORITÁRIO, NEM CÍNICO, APENAS POLÊMICO: AS FORMAS DO DISCURSO PEDAGÓGICO ATUAL E SEUS PROCESSOS DE IDENTIFICAÇÃO / Neither authoritarian, nor cynic, solely polemic: the forms of the current pedagogical discourse and its identification processes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2020.46881

Palavras-chave:

Discurso pedagógico, Autoritário, Cínico, Polêmico, Gestos de Ensino

Resumo

Este trabalho apresenta uma análise do funcionamento do discurso pedagógico escolar atual, visando refletir sobre sua implicação no ensino de línguas com a produção de autoria em gestos singulares de interpretação. O corpus de análise reúne diários de campo de observações de aulas de Língua Portuguesa de professores da rede municipal da cidade de Bagé, interior do RS, e de projetos de ensino de estágios curriculares e do Mestrado Profissional em Ensino de Línguas. Ao analisar o discurso pedagógico, Eni Orlandi (2009) observa existir fundamentalmente três tipos de discursos: o autoritário, o lúdico e o polêmico. A partir das análises, observei que, além da forma autoritária, o discurso pedagógico atualmente assume uma forma cínica, já que o sujeito-professor, em uma posição-enunciativa de especialista na área da linguagem, apropria-se das críticas ao ensino da gramática e da metalinguagem passando a defender o ensino da leitura e produção textual, entretanto, em sua prática pedagógica, mantém a antiga metodologia sobretudo com o ato mecânico da “cópia”. Percebendo a prática docente como uma prática discursiva, cujo enlace com o aporte teórico se efetiva de modo equívoco, incompleto e descontínuo, faço uma reflexão sobre como as formas do discurso pedagógico determinam os processos de ensino-aprendizagem, trazendo como alternativa o discurso pedagógico polêmico como propulsor de novos gestos de leitura e de ensino.

Biografia do Autor

Carolina Fernandes, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Doutora em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Professora do Curso de Letras e do Programa de Mestrado Profisisonal no Ensino de Línguas da Universidade Federal do Pampa, campus Bagé, RS. Líder do grupo de pesquisa Estudos Pecheutianos e tutora PET-Letras.

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Publicado

2020-01-01

Como Citar

Fernandes, C. (2020). NEM AUTORITÁRIO, NEM CÍNICO, APENAS POLÊMICO: AS FORMAS DO DISCURSO PEDAGÓGICO ATUAL E SEUS PROCESSOS DE IDENTIFICAÇÃO / Neither authoritarian, nor cynic, solely polemic: the forms of the current pedagogical discourse and its identification processes. Pensares Em Revista, (17). https://doi.org/10.12957/pr.2020.46881