UMA PROPOSTA DISCURSIVA DE LEITURA NAS CONDIÇÕES DO PROFLETRAS: NO JOGO ENTRE PARÁFRASE E POLISSEMIA / A discursive proposal for reading under the PROFLETRAS conditions: in the game between paraphrase and polysemy
Resumo
Neste artigo, apresentamos aspectos teórico-práticos concernentes a uma proposta discursiva de leitura de cunho discursivo desenvolvida com mestrandos do Profletras, na disciplina “Linguagem, práticas sociais e ensino”. Buscando movimentar noções da Análise de discurso, bem como trazer um exemplar de uma possível abordagem discursiva do texto e dos sentidos, são mobilizados, neste artigo, num jogo entre teoria e prática, os conceitos de condições de produção, os processos de paráfrase e polissemia e efeito metafórico. A proposta teve como objetivo apresentar possíveis encaminhamentos para o texto e problematizar algumas questões pertinentes ao ensino da leitura de língua portuguesa, tais como a evidência dos sentidos, a contradição e a equivocidade. Justamente, a filiação à Análise de discurso nos permitiu abrir oportunidades para que questionássemos como a sala de aula pode ser um evento interpretativo, isto é, um espaço em que haja possibilidades de efetivação de autoria por parte de alunos e (também) de professores. Com efeito, ao investir n(os) movimentos dessa articulação entre Análise de discurso e ensino, como pesquisadores, professores de língua portuguesa e sujeitos de linguagem, não somente movimentamos propostas, abordagens e gestos de leitura, como também fomos movimentados pela/na Análise de discurso, em uma sedutora aventura marcada por tensões e encantamentos.
Palavras-chave
leitura; paráfrase e polissemia; Profletras
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.12957/pr.2020.45733
R. Dr. Francisco Portela, 1470 - Patronato, São Gonçalo - RJ, CEP: 24435-005
Comentários sobre o artigo
por Kenny Edwin (2020-04-06)
por Carissa Lee (2020-05-17)
por Isobel Bixby (2020-11-22)
por Cortez Goode (2021-03-16)
por Shawnee Shealy (2021-06-30)
por Hilario Walls (2021-07-24)
por Cherie Yancy (2021-10-18)
por Fermin Littlefield (2021-12-16)
por Shanice Roddy (2021-12-20)
por Niamh Steffen (2021-12-20)
por Uta Broome (2022-01-06)
por Harley Levesque (2022-01-07)
por Otto Tam (2022-01-18)
por Bradley Sher (2022-02-02)
por Rolland Broomfield (2022-02-02)
por Jeff Paulsen (2022-02-05)
por Siobhan Stultz (2022-02-08)
por Lino Burn (2022-02-18)
por Maribel Lyke (2022-02-20)
por Bella Barrera (2022-02-20)
por Agnes Crofts (2022-02-21)
por Hamish McQuiston (2022-02-22)
por Hanna Clubbe (2022-03-02)
por Sadye Pickles (2022-03-04)
por Marcos Kidwell (2022-03-06)
por Marvin Whitmer (2022-03-07)
por Neal Arndt (2022-03-28)
por Reagan Blount (2022-04-29)