ENSINO DE LITERATURAS: ABORDAGENS E TRAVESSIAS / Literature teaching: approaches and crossings

Autores

  • Flávia Vieira da Silva do Amparo Colégio Pedro II / UFF
  • Maria Betânia Almeida Pereira FFP-UERJ
  • Mônica Gomes da Silva Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2019.44996

Resumo

Apresentação do dossiê 16

Biografia do Autor

Flávia Vieira da Silva do Amparo, Colégio Pedro II / UFF

Professora Titular de Português e Literatura do Colégio Pedro II e Professora Associada de Literatura Brasileira da UFF. Atua nos programas de Pós-Graduação em Estudos de Literatura e no Mestrado Profissional em Práticas de Educação Básica. Sua pesquisa concentra-se na área de Literatura, Ensino e Formação de Leitores. Publicou os livros Luiz Murat e Mario de Alencar, da série Essencial, ambos pela Academia Brasileira de Letras, e o Criatividade e interculturalidade, pela CRV, e Criatividade e Interdisciplinaridade, pela Pedro & João.

Maria Betânia Almeida Pereira, FFP-UERJ

Professora Adjunta do Departamento de Letras, da Faculdade de Formação de Professores da UERJ. Possui Doutorado em Letras, subárea Literatura Comparada e Mestrado em Letras, pela UFF, Graduação em Letras pela UFV. Atua nos Cursos de Graduação, Especialização e Mestrado Profissional em Letras, na FFP-UERJ. Nesta instituição é Coordenadora da Especialização em Educação Básica, na Modalidade Ensino de Língua e Literaturas de Língua Portuguesa, editora-adjunta da Pensares em Revista e Coordenadora do Subprojeto Língua Portuguesa do PIBID.

Mônica Gomes da Silva, Universidade Federal do Recôncavo da Bahia

Doutora em Estudos Literários (2015) pela UFF como bolsista ReUni, Mestre em Letras, Subárea Literatura Brasileira e Teorias (2010), Graduada em Letras Português-Espanhol (2007) na Universidade Federal Fluminense. Possui experiência docente em níveis Fundamental, Médio e Superior com as disciplinas Português, Espanhol e Literatura Brasileira, e tutora a distância da disciplina Literatura Brasileira III pelo convênio CEDERJ-UFF. Atualmente, leciona Literatura Brasileira como Professora Adjunta na Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Participante e líder do Grupo de Pesquisa e Extensão LEIA (Leitura, Escrita, Identidade e Artes). Desenvolve pesquisas na área de correspondência literária e da relação entre leitura, literatura e a fruição estética.

Downloads

Publicado

2019-09-01

Como Citar

Amparo, F. V. da S. do, Pereira, M. B. A., & Silva, M. G. da. (2019). ENSINO DE LITERATURAS: ABORDAGENS E TRAVESSIAS / Literature teaching: approaches and crossings. Pensares Em Revista, (16). https://doi.org/10.12957/pr.2019.44996