A LIÇÃO DE ANTONIO CANDIDO E NOTAS SOBRE UM PERCURSO NO ENSINO DE LITERATURA / Antonio Candido's lesson and notes on a path in literature teaching
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2019.43379Palavras-chave:
Antonio Candido, ensino, literatura.Resumo
Este relato de experiência apresenta algumas notas reflexivas sobre as ações de fomento à leitura literária realizadas pelo Grupo de Pesquisa e Extensão LEIA. A lição de Antonio Candido (1989) sobre a importância da literatura e da fruição estética no processo de formação e humanização do indivíduo é a base tanto para o exame de uma abordagem mais ampla para o ensino de literatura, quanto das ações empreendidas pelo GPE LEIA e descritas no relato. Além do ensaio do Professor, a abordagem teórica recorre aos estudos de Tzvetan Todorov (2009), Vincent Jouve (2010) e Leyla Perrone-Moisés (2016) para o estabelecimento do atual panorama do ensino de literatura, a questão do baixo índice de leitura literária e as possíveis estratégias para reverter o afastamento em relação à literatura no âmbito das instituições de Ensino Superior. Assim como o ensaio de Antonio Candido, essas obras apontam para o potencial de humanização, isto é, a capacidade da literatura em atender a necessidades subjetivas profundas, como uma das chaves para o seu ensino. Atesta-se, por conseguinte, a validade e a vigência da lição de Antonio Candido. Na sequência, o relato contextualiza o âmbito de atuação do grupo, destacando a importância em promover um acesso qualificado à literatura numa instituição de formação de professores. Por fim, descreve-se uma parte do percurso através dos ciclos destinados ao estímulo e o interesse pela leitura literária dentro dos marcos conceituais abordados.Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).