A FORMAÇÃO LITERÁRIA E A PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO NO SÉCULO XXI / Literary training and the perspective of education in the 21st century
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2019.42944Palavras-chave:
Letras, Língua Portuguesa, Ensino de LiteraturasResumo
Diversos são os estudos e textos que abordam as funções da literatura na formação do homem, tais como Antonio Candido (2004), Tzvetan Todorov (2009) e Harold Bloom (2001). O objetivo deste artigo é convergir algumas das conclusões propostas por esses estudos com propostas no campo da educação para próximo século como as feitas por Edgar Faure (no relatório Aprender a ser, 1973) e Jacques Delors (em seu prefácio ao relatório para a UNESCO, 1998); e a pesquisa desenvolvida por Daniel Santos et ali. (2017) sobre competências socioemocionais. Os estudos no campo educacional apontam para a importância de uma formação integral de cada pessoa: Faure no âmbito da integração entre os conteúdos próprios da escola com a vida, Delors na exposição das tensões que se apresentam aos estudantes de hoje e Santos ao trazer à educação o conceito das cinco dimensões da personalidade (Big five) estabelecidos por psicólogos. Ao tratar da capacidade humanizadora da literatura e dos aspectos apontados como necessários para a educação no século XXI, procura-se demonstrar que a formação literária durante o ciclo básico, período de formação essencial no desenvolvimento, pode ser um caminho possível para superar tensões educacionais atuais e auxiliar no processo de amadurecimento socioemocional de cada pessoa.
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