LEIO E ME RELEIO: LITERATURA E MEMÓRIA NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS / I read and re-read: literature and memory in teaching young people and adults

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2019.42537

Palavras-chave:

Literatura, Memória, EJA

Resumo

Temos como objetivo analisar a relação de mulheres adultas, alunas do Ensino Fundamental (modalidade EJA), de uma escola na cidade de Dourados-MS, com os textos literários e sobre como isso se reflete em suas histórias de vida e de leitura. A pesquisa foi dividida em duas etapas: a primeira consistiu em levar o texto literário para salas de aula da EJA com a abordagem da sequência básica de Letramento Literário (COSSON, 2010) e relatar em diários de campos como as alunas receberam e reelaboraram o texto literário. A segunda etapa buscou proporcionar a estas mulheres a oportunidade de narrar as suas histórias de vida e de leitura por meio de entrevistas. Para que as duas etapas se cumprissem, foram necessárias duas metodologias de abordagem: a primeira, a pesquisa-ação e a segunda, história oral. O propósito principal, além de lhes proporcionar contato com o texto literário e lhes despertar o desejo de narrar a própria história, foi o de lançar um olhar reflexivo para o corpus formado pelos relatos obtidos através da entrevistas e estimular o uso do texto literário nas salas de aula da EJA. A pesquisa foi apoiada em estudos de Halbwachs (1990) e Ricouer (2007) sobre a memória e estudos de Todorov (2009) e Candido (2004) sobre a literatura. Dentre os resultados, destacamos que a literatura pode contribuir de forma significativa com a formação leitora dos jovens e adultos, entretanto, ela está à mercê de um sistema de ensino vulnerável e falido.

Biografia do Autor

Alexandra Santos Pinheiro, Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD

licenciada em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999), mestra em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002), doutora em Teoria e História Literária pela Universidade Estadual de Campinas (2007) e pós doutora pela Univerisdad de Jaén (2012-2013). É professora associada da UFGD - Universidade Federal da Grande Dourados, onde atua como professora da graduação e do Programa de Pós Graduação em Letras. Suas pesquisas e publicações estão voltadas, principalmente, aos temas: Literatura e gênero; História da Leitura e Ensino da Literatura. Líder do grupo de pesquisa NÚCLEO DE ESTUDOS LITERÁRIOS E CULTURAIS - Da UFGD, e participada do grupo POÉTICAS DO IMAGINÁRIO E MEMÓRIA- UNIOESTE. Quanto aos trabalhos de extensão, atua na Formação Continuada de Professores, com ênfase no Letramento Literário.

Iva Carla Aveline Teixeira dos Santos, Universidade Federal da Grande Dourados

Graduada em Letras pela Universidade Federal da Grande Dourados-UFGD, 2013. Mestra em Letras pela mesma instituição em 2016 e professora da Educação Básica na cidade de Dourados-MS.

Downloads

Publicado

2019-09-01

Como Citar

Pinheiro, A. S., & dos Santos, I. C. A. T. (2019). LEIO E ME RELEIO: LITERATURA E MEMÓRIA NO ENSINO DE JOVENS E ADULTOS / I read and re-read: literature and memory in teaching young people and adults. Pensares Em Revista, (16). https://doi.org/10.12957/pr.2019.42537

Edição

Seção

Dossiê n. 16: “Ensino de literaturas: abordagens e travessias”