O PESO DO SOFRIMENTO PEDAGÓGICO EM EPISÓDIOS E HISTÓRIAS DE VIDA / The burden of pedagogical suffering in episodes and life histories

Gysele da Silva Colombo Gomes

Resumo


 O objetivo principal do presente estudo foi discutir a forma como participantes de um curso de pós-graduação lato sensu, três professoras brasileiras de língua inglesa em formação continuada, constroem discursivamente o sofrimento do professor. Buscou-se também enfocar a coerência apresentada pelas professoras participantes para a associação do vocábulo sofrimento a seu significado etimológico. Norteada pelos parâmetros da Sociolinguística Interacional (RIBEIRO&GARCEZ, 2002), o referencial teórico adotado na pesquisa tem como base os estudos das narrativas orais (LABOV, 1972; [1967] 2003; BASTOS, 2005; 2008; 2015) e as histórias de vida (LINDE, 1993). Trata-se de uma pesquisa de paradigma qualitativo e interpretativista (DENZIN; LINCOLN, 2006; ERICKSON, 1986; MINAYO, 2002; ANDRÉ, 2008), cujos dados foram gerados com o uso de entrevistas como atividades reflexivas com potencial exploratório (ARPE) em conformidade às propostas da Prática Exploratória (ALLWRIGH, 1991; 2003c; 2006; MILLER, 2012; 2010; MORAES BEZERRA, 2007). O sofrimento é caracterizado como a dificuldade em ser professordevido à discriminação e ao menosprezo social; e como o resultado da ratificação do senso comum, do produto de políticas sociais e educacionais, em construções de idealização profissional social não verbalizadas. Os resultados alcançados laçam luz à premente necessidade de se promover encorajamentos para resistência e sobrevivência à desigualdade e às injustiças sociais.

Palavras-chave


Narrativas orais, Prática Exploratória; Formação de professores para Justiça Social

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DOI: https://doi.org/10.12957/pr.2019.38311

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