O PESO DO SOFRIMENTO PEDAGÓGICO EM EPISÓDIOS E HISTÓRIAS DE VIDA / The burden of pedagogical suffering in episodes and life histories

Autores

  • Gysele da Silva Colombo Gomes Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2019.38311

Palavras-chave:

Narrativas orais, Prática Exploratória, Formação de professores para Justiça Social

Resumo

 O objetivo principal do presente estudo foi discutir a forma como participantes de um curso de pós-graduação lato sensu, três professoras brasileiras de língua inglesa em formação continuada, constroem discursivamente o sofrimento do professor. Buscou-se também enfocar a coerência apresentada pelas professoras participantes para a associação do vocábulo sofrimento a seu significado etimológico. Norteada pelos parâmetros da Sociolinguística Interacional (RIBEIRO&GARCEZ, 2002), o referencial teórico adotado na pesquisa tem como base os estudos das narrativas orais (LABOV, 1972; [1967] 2003; BASTOS, 2005; 2008; 2015) e as histórias de vida (LINDE, 1993). Trata-se de uma pesquisa de paradigma qualitativo e interpretativista (DENZIN; LINCOLN, 2006; ERICKSON, 1986; MINAYO, 2002; ANDRÉ, 2008), cujos dados foram gerados com o uso de entrevistas como atividades reflexivas com potencial exploratório (ARPE) em conformidade às propostas da Prática Exploratória (ALLWRIGH, 1991; 2003c; 2006; MILLER, 2012; 2010; MORAES BEZERRA, 2007). O sofrimento é caracterizado como a dificuldade em ser professordevido à discriminação e ao menosprezo social; e como o resultado da ratificação do senso comum, do produto de políticas sociais e educacionais, em construções de idealização profissional social não verbalizadas. Os resultados alcançados laçam luz à premente necessidade de se promover encorajamentos para resistência e sobrevivência à desigualdade e às injustiças sociais.

Biografia do Autor

Gysele da Silva Colombo Gomes, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Professora Adjunta do Departamento de Letras da Faculdade de Formacão de Professores da UERJ

Downloads

Publicado

2019-01-01

Como Citar

Colombo Gomes, G. da S. (2019). O PESO DO SOFRIMENTO PEDAGÓGICO EM EPISÓDIOS E HISTÓRIAS DE VIDA / The burden of pedagogical suffering in episodes and life histories. Pensares Em Revista, (14). https://doi.org/10.12957/pr.2019.38311

Edição

Seção

LINGUAGEM, INTERAÇÃO E ENSINO/APRENDIZAGEM