DESALINHOS CAIÇARAS: IDENTIDADES TRADICIONAIS EM XEQUE NA (TENTATIVA DE) CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE EDUCAÇÃO DIFERENCIADA / Caiçara misalignment: traditional identities in the (attempted) construction of a differentiated education project
Resumo
Esta pesquisa nasce do desejo de contribuir para a construção de um projeto de educação diferenciada para as escolas do primeiro segmento do Ensino Fundamental em territórios caiçaras. Tendo em vista o interesse em construir conhecimento sobre essa comunidade, realizou-se uma microetnografia (Erickson, 2004) de um evento de letramento (Soares, 1999). Através da análise de pequenas narrativas (Bamberg e Georgakopoulou, 2008; Bastos, 2009) e aspectos interacionais que emergiram desse encontro, procurou-se construir entendimentos acerca da complexidade identitária da comunidade em foco. A análise dos dados trouxe à superfície dicotomizações rígidas, embates e resistências que compõem as reivindicações identitárias dos participantes. e uma comunidade que se move com cautela entre o desejo de aderir às mudanças da modernidade e a necessidade de garantir seus direitos como povo tradicional.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.12957/pr.2019.38272
R. Dr. Francisco Portela, 1470 - Patronato, São Gonçalo - RJ, CEP: 24435-005