DESALINHOS CAIÇARAS: IDENTIDADES TRADICIONAIS EM XEQUE NA (TENTATIVA DE) CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE EDUCAÇÃO DIFERENCIADA / Caiçara misalignment: traditional identities in the (attempted) construction of a differentiated education project

Jacqueline Teixeira, Liana de Andrade Biar

Resumo


Esta pesquisa nasce do desejo de contribuir para a construção de um projeto de educação diferenciada para as escolas do primeiro segmento do Ensino Fundamental em territórios caiçaras. Tendo em vista o interesse em construir conhecimento sobre essa comunidade, realizou-se uma microetnografia (Erickson, 2004) de um evento de letramento (Soares, 1999). Através da análise de pequenas narrativas (Bamberg e Georgakopoulou, 2008; Bastos, 2009) e aspectos interacionais que emergiram desse encontro, procurou-se construir entendimentos acerca da complexidade identitária da comunidade em foco. A análise dos dados trouxe à superfície dicotomizações rígidas, embates e resistências que compõem as reivindicações identitárias dos participantes. e uma comunidade que se move com cautela entre o desejo de aderir às mudanças da modernidade e a necessidade de garantir seus direitos como povo tradicional.

 

 


Palavras-chave


comunidades caiçaras; educação diferenciada; análise de narrativa; interação.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/pr.2019.38272

Pensares em Revista no Diadorim Pensares em Revista na BASE Pensares em Revista no Diadorim Pensares em Revista no Google Scholar Pensares em Revista no Latindex Pensares em Revista no Livre Logo do Periódicos CAPES

 

R. Dr. Francisco Portela, 1470 - Patronato, São Gonçalo - RJ, CEP: 24435-005