A HORA, A VEZ E A VOZ DAS MARGENS / The time and the voice of the margins

Autores

  • Beatriz dos Santos Damasceno Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2019.37984

Resumo

O lugar de fala, conceito muito discutido e de ainda tão necessária ampliação de entendimento, instiga uma série de reflexões em diversas áreas do saber. Primeiro, porque provoca uma desestabilização dos discursos sempre dominantes, depois porque promove um deslocamento de vozes, ou seja, a voz que não se ouvia assume o poder de dizer por ela mesma. Dessa forma, entenderemos aqui o lugar de fala como aquele que representa o fim da mediação da voz do outro e um caminho à autonomia das minorias assumindo o protagonismo de suas histórias. 

Biografia do Autor

Beatriz dos Santos Damasceno, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Possui graduação em Letras pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Mestrado em Literatura Comparada pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Doutorado em Letras - Estudos de Literatura - pela PUC - Rio e Pós-doutorado pela UFMG. É professora do Departamento de Letras da PUC - Rio, do Instituto Superior de Ciências Humanas e Sociais Anísio Teixeira - ISAT e da SEEDUC - RJ. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura Brasileira, e a sua atuação acadêmica incide, prioritariamente, sobre os temas: leitura, escrita, memória e experiência.

Downloads

Publicado

2019-01-01

Como Citar

Damasceno, B. dos S. (2019). A HORA, A VEZ E A VOZ DAS MARGENS / The time and the voice of the margins. Pensares Em Revista, (14). https://doi.org/10.12957/pr.2019.37984

Edição

Seção

LINGUAGEM, INTERAÇÃO E ENSINO/APRENDIZAGEM