PENSANDO AS MARGENS: CURRÍCULO E SABERES LOCAIS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR / Thinking the margins: curriculum and local knowledge on the National Common Curricular Basis

Marcia Lisbôa Costa de Oliveira, Lúcia Helena Abreu Eletério

Resumo


O trabalho desenvolve uma análise crítica do processo de elaboração   da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) brasileira, homologada em dezembro de 2017, focalizando alguns conceitos que ela incorpora e apresenta os resultados preliminares de um estudo de caso único cujo objetivo é investigar as concepções e conhecimentos sobre a BNCC construídos por um grupo de professoras do município de São Gonçalo (Rio de Janeiro – Brasil). A BNCC é um documento de caráter normativo que “define o conjunto orgânico e progressivo das aprendizagens essenciais” que todos os alunos da educação básica devem construir durante a sua escolarização “e indica os conhecimentos e competências que se espera que todos os estudantes desenvolvam” (BRASIL, 2017, p.7). Os resultados preliminares da pesquisa indicam que os docentes do município em que desenvolvemos o estudo de caso não se apropriaram inteiramente dos conhecimentos que lhes permitiriam uma participação mais qualitativa na elaboração da parte diversificada do currículo local. Entendemos que a participação das comunidades escolares nessa construção poderia funcionar como uma forma de resistência à padronização oriunda da influência das perspectivas neoliberais na educação brasileira, pela assunção de saberes que ficaram à margem da Base. No entanto, tendo em vista o modo como o processo está sendo desenvolvido, constatamos o risco de reforço das desigualdades educacionais derivado do silenciamento dos saberes locais pela não-participação das comunidades escolares municipais na construção do currículo.


Palavras-chave


currículo nacional; currículo local; saberes locais; padronização; resistência

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/pr.2019.37926

Pensares em Revista no Diadorim Pensares em Revista na BASE Pensares em Revista no Diadorim Pensares em Revista no Google Scholar Pensares em Revista no Latindex Pensares em Revista no Livre Logo do Periódicos CAPES

 

R. Dr. Francisco Portela, 1470 - Patronato, São Gonçalo - RJ, CEP: 24435-005