MULTIMODALIDADE E ENSINO DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA: AÇÕES DE UM PROFESSOR DA ESCOLA PÚBLICA COM O USO DE IMAGENS / Multimodality and English language teaching: actions of the teacher from public school
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2019.37737Palavras-chave:
Lingüística Aplicada, Ensino de LínguasResumo
Nosso objetivo foi refletir sobre o ensino de Língua Inglesa (LI) em uma turma do Ensino Médio (EM) de uma escola pública do município de Tenente Ananias – RN. Mais precisamente, pretendemos analisar como o professor de inglês nas atividades de leitura aborda a perspectiva multimodal da linguagem, com foco nos recursos visuais do texto. A fundamentação teórica compreende os estudos da multimodalidade: Kress e Van Leeuwen (1996, 2006), Jewitt (2008, 2009); a pedagogia dos multiletramentos pelo Grupo de Nova Londres (1996) e por Cope e Kalantizis (2000); e na teoria do letramento visual/multimodal crítico, com base em Callow (1999, 2005, 2006, 2008) e em Silva (2016). Os resultados obtidos sinalizam que, apesar do professor trabalhar textos multimodais em sala de aula, a sua prática de ensino ainda se limita às questões verbais do código escrito em detrimento da exploração dos significados dos textos visuais.Downloads
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