MULTIMODALIDADE E ENSINO DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA: AÇÕES DE UM PROFESSOR DA ESCOLA PÚBLICA COM O USO DE IMAGENS / Multimodality and English language teaching: actions of the teacher from public school

Autores

  • Robson Henrique Antunes de Oliveira Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
  • Maria Zenaide Valdivino da Silva Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2019.37737

Palavras-chave:

Lingüística Aplicada, Ensino de Línguas

Resumo

Nosso objetivo foi refletir sobre o ensino de Língua Inglesa (LI) em uma turma do Ensino Médio (EM) de uma escola pública do município de Tenente Ananias – RN. Mais precisamente, pretendemos analisar como o professor de inglês nas atividades de leitura aborda a perspectiva multimodal da linguagem, com foco nos recursos visuais do texto. A fundamentação teórica compreende os estudos da multimodalidade: Kress e Van Leeuwen (1996, 2006), Jewitt (2008, 2009); a pedagogia dos multiletramentos pelo Grupo de Nova Londres (1996) e por Cope e Kalantizis (2000); e na teoria do letramento visual/multimodal crítico, com base em Callow (1999, 2005, 2006, 2008) e em Silva (2016). Os resultados obtidos sinalizam que, apesar do professor trabalhar textos multimodais em sala de aula, a sua prática de ensino ainda se limita às questões verbais do código escrito em detrimento da exploração dos significados dos textos visuais.

Biografia do Autor

Robson Henrique Antunes de Oliveira, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Possui graduação em Letras língua inglesa e suas respectivas literaturas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Especialista em Ensino de Língua inglesa pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Atualmente é aluno regular do Curso de Mestrado Acadêmico em Ensino (CMAE), ofertado pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE), do Campus Avançado Maria Elisa de Albuquerque Maia (CAMEAM), da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Atua também como membro do Grupo de Estudos Aplicados ao Ensino de Línguas (EALE/UERN). Tem interesse, especialmente, em ensino de língua inglesa em contexto pós-moderno dentro do campo da linguística Aplicada, atuando com temas como: Ensino e aprendizagem de língua inglesa, multimodalidade, multiletramentos, análise e ensino de gêneros textuais, análise de livros didáticos.

Maria Zenaide Valdivino da Silva, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN

Professora adjunto IV da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, Campus Avançado Profa. Maria Elisa de Albuquerque Maia - CAMEAM, lotada no Departamento de Letras Estrangeiras (DLE). Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará - UECE (2016), com Estágio Sanduíche realizado na Universidade de Londres (UCL, 2015), no Instituto de Educação (IOE). Possui o título de Mestre em Linguística Aplicada também pela UECE (2011) e o título de Especialista em Língua Inglesa pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte- UERN (2008). É graduada em Letras com habilitação em língua inglesa e respectivas literaturas também pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN (2006). Professora do Programa de Pós-Graduação em ensino (PPGE) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). É vice-líder do Grupo Estudos Aplicados em Línguas Estrangeiras- EALE (UERN) e membro do Grupo de Pesquisa LEV-CNPq_Leitura e Escrita - Do verbal ao visual, na UECE. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando com temas como: Ensino e aprendizagem de língua inglesa, multimodalidade, multiletramentos, análise e ensino de gêneros textuais, análise de livros didáticos.

Downloads

Publicado

2019-01-01

Como Citar

de Oliveira, R. H. A., & da Silva, M. Z. V. (2019). MULTIMODALIDADE E ENSINO DE LEITURA EM LÍNGUA INGLESA: AÇÕES DE UM PROFESSOR DA ESCOLA PÚBLICA COM O USO DE IMAGENS / Multimodality and English language teaching: actions of the teacher from public school. Pensares Em Revista, (14). https://doi.org/10.12957/pr.2019.37737

Edição

Seção

LINGUAGEM, INTERAÇÃO E ENSINO/APRENDIZAGEM