O PROCESSO DE COLABORAÇÃO NA PRODUÇÃO DE TEXTOS EM ESCRITA DAS LÍNGUAS DE SINAIS (ELIS): UM ESTUDO SOBRE AS INTERAÇÕES ENTRE ALUNOS SURDOS / The process of collaboration in the production of texts in sign language writing (ELiS): a study on the interactions between deaf students

Autores/as

  • Guilherme Gonçalves de Freitas Universidade Federal de Goiás
  • Francisco José Quaresma de Figueiredo Universidade Federal de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2019.37188

Resumen

Este estudo tem por objetivo investigar o processo de colaboração na produção de textos em escrita das línguas de sinais (ELiS), realizado individualmente e colaborativamente por alunos surdos. Como objetivo específico, buscamos verificar as percepções dos alunos acerca do processo de escrever em ELiS individualmente e colaborativamente. Os dados desta pesquisa advêm do estudo de Freitas (2016), do qual participaram quatro alunos surdos, de uma turma do curso de Letras: Libras da Universidade Federal de Goiás. Do ponto de vista metodológico, trata-se de um estudo de caso qualitativo, e os dados foram obtidos por meio de entrevistas, filmagens, questionários e textos dos participantes. Foram analisados seis textos, dos quais quatro foram escritos individualmente por cada participante e dois que foram escritos em pares. A análise de dados baseou-se nas contribuições de Barros (2008, 2015, 2016), Figueiredo (2001, 2006, 2015) e Vygotsky (1998). Este trabalho visa responder às seguintes perguntas: i) Quais as percepções dos participantes acerca de escrever em ELiS individualmente e em pares? ii) Quais as possíveis contribuições do trabalho colaborativo na produção de textos em ELiS? Os resultados mostraram que a mediação entre os participantes, ao dialogarem sobre a escrita das línguas de sinais (ELiS), possibilitou-lhes aprender uns com os outros e a refletir sobre a forma correta para escrita do sinal em Libras/ELiS, feito que não ocorreu quando produziram seus textos individualmente. Esperamos que esta pesquisa possa trazer reflexões sobre o ensino de escrita de sinais dentro da perspectiva da aprendizagem colaborativa nos espaços educacionais no Brasil.

Biografía del autor/a

Guilherme Gonçalves de Freitas, Universidade Federal de Goiás

professor de libras da UFG mestrando em linguística pela UFG

Francisco José Quaresma de Figueiredo, Universidade Federal de Goiás

Doutor e Pós-Doutor em Linguística Aplicada pela UFMG

Professor Titular de Língua Inglesa na Faculdade de Letras da UFG

Publicado

2019-01-01

Cómo citar

Freitas, G. G. de, & Figueiredo, F. J. Q. de. (2019). O PROCESSO DE COLABORAÇÃO NA PRODUÇÃO DE TEXTOS EM ESCRITA DAS LÍNGUAS DE SINAIS (ELIS): UM ESTUDO SOBRE AS INTERAÇÕES ENTRE ALUNOS SURDOS / The process of collaboration in the production of texts in sign language writing (ELiS): a study on the interactions between deaf students. Pensares Em Revista, (14). https://doi.org/10.12957/pr.2019.37188

Número

Sección

LINGUAGEM, INTERAÇÃO E ENSINO/APRENDIZAGEM