A CONSTITUIÇÃO HISTÓRICA DA LEITURA COMO OBJETO DE ENSINO: O DISCURSO OFICIAL E O DIDÁTICO NA DÉCADA DE 1930 NO BRASIL / The historical constitution of reading as an object of teaching official and didactic discourse in the 1930s in Brazil
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2018.36372Palavras-chave:
Discurso Pedagógico, Programas e Manuais de Ensino, História, Leitura.Resumo
Este artigo propõe uma reflexão sobre a constituição histórica da leitura como objeto de ensino no discurso de programas e manuais de ensino brasileiros no século XX, especificamente na década de 1930. Buscamos investigar essa constituição histórica no discurso pedagógico do programa oficial de Português baixado pelo governo brasileiro em 1931 e de uma coleção de manuais de ensino de Português do mesmo período. De modo específico, pretendemos: 1) Identificar representações de leitura, de sujeito-leitor e dos modos de ensinar produzidas no discurso do programa e dos manuais selecionados; 2) Verificar em que formações discursivas se inscrevem essas representações; 3) Caracterizar os movimentos de interpretação sobre leitura nos dois materiais pedagógicos. A análise do corpus foi realizada de forma comparativa, considerando os efeitos e as relações interdiscursivas entre recortes do programa de ensino e dos manuais didáticos. Nosso estudo se fundamenta na Análise de Discurso de linha francesa e no campo da História das Ideias Linguísticas no Brasil, tendo como referências principais os trabalhos de Orlandi (1998, 2002, 2009), Pêcheux (1990), Razzini (2000) e Souza (1999). As constatações gerais da análise indicam um funcionamento discursivo apoiado em um processo de identificação entre os discursos oficial e didático, com alguns traços de deslocamentos de sentidos, ocasionados pela recontextualização e reformulação de sentidos. Este trabalho contribui para a compreensão da constituição histórica da leitura como objeto de ensino e oferece uma visão mais consistente sobre a historicidade pela qual se constituiu esse objeto.
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