PRÁTICAS INTERATIVAS NA AULA DE LÍNGUA MATERNA: UMA ABORDAGEM SÓCIO-INTERACIONISTA / Interactive practices in class mother tongue: a social-interactional approach

Linduarte Pereira Rodrigues, Maria Aparecida Calado de Oliveira Dantas

Resumo


Resumo: O estudo em foco, à luz da Sociolinguística Interacional, figura como possibilidade de discussão/reflexão de práticas interativas realizadas nas aulas de língua materna do Ensino Fundamental, com destaque para as ações que valorizam a natureza social e interacional da linguagem a partir da fala do aluno e das reações do professor. Toma como pressupostos teóricos os estudos de Koch (2006), Bakhtin(2003), Geraldi (1997), Kerbrat-Orecchioni (2006), Garcez (2002), Marcuschi (1991), Gumperz (1996), entre outros teóricos que se preocupam com a problemática das relações interativas de mediação pela linguagem, bem como de suas implicações na constituição intelectual dos sujeitos envolvidos com a cena escolar: alunos e professores em formação continuada. Para tanto, a pesquisa qualitativa em educação, do tipo etnográfica, aplicada ao ensino público município da cidade de Pombal – PB, revelou a urgência de valorização da relação professor x aluno em situações de interação de sala de aula, dialética necessária para a efetivação do ensino-aprendizagem da linguagem na aula de língua materna.

 

Palavras-chave: Práticas interativa; Ensino de língua; Formação docente.


Palavras-chave


Práticas interativa; Ensino de língua; Formação docente.

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DOI: https://doi.org/10.12957/pr.2019.36350

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