A CONTRIBUIÇÃO DA TEORIA DA ATIVIDADE PARA A CONSTRUÇÃO DE UM APP SOBRE O GÊNERO RESENHA DE FILME NO PROFLETRAS / The contribution of the theory of the activity for the construction of an app on the genre film review in the PROFLETRAS

Claudia Valéria Doná Hila, Vinicius da Silva Zacarias

Resumo


O processo de formação do professor-aluno do Mestrado Profissional em Letras enfrenta desafios similares ao da formação inicial. Dentre eles, o movimento de aproprição de novas teorias tem sido bastante desafiador ao professor formador, justamente pelo fato de que são alunos, regra geral, há tempos afastados da academia. Se por um lado esses professores-alunos apresentam maior facilidade com os conhecimentos práticos, por outro, o conhecimento científico se coloca como desafiador, tendo em vista o volume de disciplinas que têm a cumprir, bem superior ao de um programa acadêmico. Diante desse cenário, o objetivo deste artigo é discutir o movimento de internalização de um professor-aluno na elaboração de um app do gênero resenha de filme. O foco está, sobretudo, nas ações e operações mobilizadas pela professora-formadora, que desencadeiam novas operações no aluno, com base na Teoria da Atividade (LEONTIEV, 1998; 2001; 2004). Os resultados evidenciam que o movimento de internalização necessita de várias operações, de uma parceria entre formador e aluno, de vários eventos, e, portanto, de tempo para que se consolide.

Palavras-chave: formação do professor, gêneros discursivos, Teoria da Atividade.


Palavras-chave


Letras; Língua Portuguesa; Linguística Aplicada

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DOI: https://doi.org/10.12957/pr.2018.36275

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