RELATOS DE SALA DE AULA: ANÁLISE EM BUSCA DE COMPREENSÃO DA PERSPECTIVA DISCURSIVA DE ALFABETIZAÇÃO / Classroom reports: analysis in search of comprehension of the discursive perspective of literacy

Cecília Maria Aldigueri Goulart, Maria Aparecida Lapa de Aguiar

Resumo


O artigo traz como proposta analisar relatos de sala de aula registrados por uma professora alfabetizadora da rede pública de ensino do Rio de Janeiro/RJ dentro de um projeto de pesquisa coordenado por uma das autoras, à luz dos conceitos da teoria da enunciação bakhtiniana, buscando compreender como se estabelecem sentidos na relação pedagógica, no ato de ensinar e aprender a escrita no contexto escolar. Por meio dos relatos, observamos que a sala de aula analisada se constituiu como lugar de contínua produção de enunciados, de reflexão, de contraposição, de sistematização, de criação e do inusitado, sugerindo, desse modo, que cada grupo de sujeitos-crianças percorre sua trajetória por um caminho singular com aquela professora determinada, naquele tempo histórico. A escuta sensível, as interações possíveis e as elaborações surgidas no movimento da sala de aula e articuladas à vida, foram constituindo uma metodologia de trabalho entre professora e crianças, fazendo emergir sentidos no processo de ensino e aprendizagem da escrita para si e para o outro na relação escola/contexto social. Enfim, crianças e professora, em suas lutas diárias, no cotidiano da escola, nos seus bairros, nos cursos de formação, nos espaços políticos de disputa, no movimento da vida, buscam constantemente aprender e dar sentido à existência, nutrem esperanças, mesmo diante de todas as contradições e perplexidades da atualidade.


Palavras-chave


Alfabetização – teoria da enunciação bakhtiniana – relação escola/contexto

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/pr.2019.35932

Pensares em Revista no Diadorim Pensares em Revista na BASE Pensares em Revista no Diadorim Pensares em Revista no Google Scholar Pensares em Revista no Latindex Pensares em Revista no Livre Logo do Periódicos CAPES

 

R. Dr. Francisco Portela, 1470 - Patronato, São Gonçalo - RJ, CEP: 24435-005