RELATOS DE SALA DE AULA: ANÁLISE EM BUSCA DE COMPREENSÃO DA PERSPECTIVA DISCURSIVA DE ALFABETIZAÇÃO / Classroom reports: analysis in search of comprehension of the discursive perspective of literacy

Autores

  • Cecília Maria Aldigueri Goulart Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Maria Aparecida Lapa de Aguiar Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2019.35932

Palavras-chave:

Alfabetização – teoria da enunciação bakhtiniana – relação escola/contexto

Resumo

O artigo traz como proposta analisar relatos de sala de aula registrados por uma professora alfabetizadora da rede pública de ensino do Rio de Janeiro/RJ dentro de um projeto de pesquisa coordenado por uma das autoras, à luz dos conceitos da teoria da enunciação bakhtiniana, buscando compreender como se estabelecem sentidos na relação pedagógica, no ato de ensinar e aprender a escrita no contexto escolar. Por meio dos relatos, observamos que a sala de aula analisada se constituiu como lugar de contínua produção de enunciados, de reflexão, de contraposição, de sistematização, de criação e do inusitado, sugerindo, desse modo, que cada grupo de sujeitos-crianças percorre sua trajetória por um caminho singular com aquela professora determinada, naquele tempo histórico. A escuta sensível, as interações possíveis e as elaborações surgidas no movimento da sala de aula e articuladas à vida, foram constituindo uma metodologia de trabalho entre professora e crianças, fazendo emergir sentidos no processo de ensino e aprendizagem da escrita para si e para o outro na relação escola/contexto social. Enfim, crianças e professora, em suas lutas diárias, no cotidiano da escola, nos seus bairros, nos cursos de formação, nos espaços políticos de disputa, no movimento da vida, buscam constantemente aprender e dar sentido à existência, nutrem esperanças, mesmo diante de todas as contradições e perplexidades da atualidade.

Biografia do Autor

Cecília Maria Aldigueri Goulart, Universidade Federal Fluminense - UFF

Graduada em Letras (Português-Inglês). Mestre em Letras (Área de concentração: Língua Portuguesa), PUC-Rio (1992). Doutora em Letras (Área de concentração: Linguística Aplicada), PUC-Rio (1997). Realizou estágio de pós-doutoramento na UNICAMP, sob a supervisão da Prof. Dra. Ana Luiza B. Smolka (ago 2013/jul 2014). Professora Titular na Faculdade de Educação da UFF - Universidade Federal Fluminense (2016). Atua como docente e pesquisadora no curso de graduação em Pedagogia (desde 1992) e no Programa de Pós-Graduação em Educação (desde 1998). É coordenadora do Grupo de Pesquisa/CNPq Linguagem, cultura e práticas educativas (desde 2002). Foi coordenadora do Programa de Pós-graduação (2002-2004) e coordenadora do PROALE - Programa de Alfabetização e Leitura (2002-2014). Foi coordenadora do GT Alfabetização, leitura e escrita, da ANPEd, durante um biênio (1998-1999). Integrou o CA-Educação da CAPES (2006 e 2007). Foi vice-presidente da Associação Brasileira de Alfabetização - ABAlf (2012-2014), da qual é sócia-fundadora. Trabalha nas áreas de Educação e de Linguística Aplicada ao Ensino de língua portuguesa. Suas pesquisas estão relacionadas aos seguintes temas: alfabetização; ensino e aprendizagem da língua portuguesa, com ênfase no trabalho com o discurso na escola; práticas escolares/ práticas discursivas na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e na Educação de Jovens e Adultos.

 

 

Maria Aparecida Lapa de Aguiar, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Doutora em Educação pela UFSC (2007 - bolsa CNPq); Estágio de Doutoramento/Doutorado Sanduíche pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto (FPCE-UP/Portugal - jul/fev/2006 - bolsa CAPES); Mestre em Educação pela UFSC (1998 - bolsa CAPES); Especialização em Metodologia do Ensino: Séries Iniciais pela UFSC (1995) e graduada em Letras pela UFSC (1989). Entre 1985/1999 atuou na educação básica em escolas públicas e particulares de Florianópolis/SC. De 1999 a 2010 atuou em cursos de Graduação no município de Joinville/SC e trabalhou na formação continuada em redes de ensino (estadual e municipal). Atualmente é professora do Departamento de Estudos Especializados em Educação do Centro de Ciências da Educação da Universidade Federal de Santa Catarina (EED/CED/UFSC). Esteve como subcoordenadora do curso de Pedagogia da UFSC (2012-2014). Atuou junto à coordenação responsável pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) em Santa Catarina (2012-2015). Leciona na área de Organização Escolar e desenvolve pesquisas voltadas para a formação de professores, com ênfase na formação da alfabetizadora. É vice-coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Alfabetização e Ensino de Língua Portuguesa - NEPALP e membro do grupo de pesquisa Formação de Professores e Práticas de Ensino (FOPPE).

 

Downloads

Publicado

2019-01-01

Como Citar

Goulart, C. M. A., & Lapa de Aguiar, M. A. (2019). RELATOS DE SALA DE AULA: ANÁLISE EM BUSCA DE COMPREENSÃO DA PERSPECTIVA DISCURSIVA DE ALFABETIZAÇÃO / Classroom reports: analysis in search of comprehension of the discursive perspective of literacy. Pensares Em Revista, (14). https://doi.org/10.12957/pr.2019.35932

Edição

Seção

LINGUAGEM, INTERAÇÃO E ENSINO/APRENDIZAGEM