LEITURA E ESCRITA – AÇÕES LIBERTÁRIAS / Reading and writing – libertarian actions

Autores

  • Rosemary Lapa de Oliveira UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - CAMPUS I - SALVADOR https://orcid.org/0000-0003-1165-8265
  • Andréa Betânia da Silva Universidade do Estado da Bahia
  • Maria Alba Guedes Machado Mello Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2018.35620

Palavras-chave:

letras, ensino de literaturas

Resumo

Este artigo apresenta as ações de leitura para remição de pena para os privados de liberdade em regime fechado ou semiaberto. As ações de leitura e escrita denominada: LEITURA E ESCRITA – Ações Libertárias teve parceria com o Colégio Professor George Fragoso Modesto, situada no Complexo Prisional Lemos Brito, sediada em Salvador-Ba e abarcou duas turmas de sentenciados. A ação foi apresentada na modalidade de curso de extensão, chancelado pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB e priorizou o espírito de valorização dos diferentes momentos e tipos de aprendizagem associado à oferta de ações complementares de constituição de sujeitos leitores no contexto prisional, considerando experiências pioneiras no Brasil. A proposta de constituição de leitores intercríticos, autônomos e situacionados entende que a leitura conduz o sujeito a considerar várias possibilidades de atribuições de sentidos aos textos; que ler é processo de elaboração/criação constante de nossas vidas, de nossas práticas; e que, nesse processo, o contexto interfere na compreensão do sujeito, mas não é determinante. O curso de extensão Leitura e Escrita: Ações Libertárias foi oferecido com carga horária de 60 horas, entre os dias 08 de agosto a 14 de dezembro de 2017, nas dependências do Complexo Prisional Lemos Brito, através da metodologia de rodas de leitura. Os resultados obtidos, além de remir a pena em duas semanas para os privados de liberdade, promoveu o enleituramento dos cursistas e o desejo da aprendizagem cada vez maior da decifração do código linguístico e da apropriação da leitura autônoma e crítica.

Biografia do Autor

Rosemary Lapa de Oliveira, UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA - CAMPUS I - SALVADOR

Pós doutoranda em Contação de Histórias, Doutora em Educação, Mestre em Linguística, Professora do Departamento de Educação da UNEB - Campus I

Andréa Betânia da Silva, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Cultura e Sociedade pela Universidade Federal da Bahia em co-tutela com a Université Paris Ouest Nanterre La Défense. Mestre em Letras pela Universidade Federal da Bahia, Especialista em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Feira de Santana e Graduada em Letras Vernáculas pela mesma instituição. Atualmente é professora da Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Educação - Campus I

 

Maria Alba Guedes Machado Mello, Universidade do Estado da Bahia

Licenciada em História pela Universidade Federal da Bahia (1983), Mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (1990) e Doutora em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia (2015). Atualmente é professora adjunto da Universidade do Estado da Bahia -Uneb - Campus I

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Publicado

2018-09-08

Como Citar

de Oliveira, R. L., da Silva, A. B., & Mello, M. A. G. M. (2018). LEITURA E ESCRITA – AÇÕES LIBERTÁRIAS / Reading and writing – libertarian actions. Pensares Em Revista, (13). https://doi.org/10.12957/pr.2018.35620