A REFERENCIAÇÃO PRONOMINAL NO DISCURSO DO PROFESSOR: DISTANCIAMENTO E PROXIMIDADE / The pronominal reference in teacher’s speech: distancing and proximity
Resumo
Considerando que o domínio dos estudos linguísticos da referencialidade, visto a partir das reflexões provenientes das ciências humanas e sociais, está estritamente ligado aos usos da linguagem em contexto, este artigo tem como objetivo analisar as significações resultantes do uso das referenciações pronominais nos discursos de duas professoras em aulas de leitura. Os pressupostos teóricos foram baseados em Koch (2005; 2015); Koch e Marcuschi (1998); Marcuschi (1998); Apothéloz e Reichler-Beguelin (1995); Mondada (2005) e Mondada e Dubois (2003). O quadro de pesquisadores emprestou grande vigor à Linguística no campo dos estudos da referência, destacando a sua natureza discursiva como objetos-de-discurso e não como entidades especulares, porém resultantes de processos discursivos. O corpus foi composto por extratos de dois eventos didáticos focando nas estratégias de uso de referenciações pronominais nas falas de duas professoras, nos encadeamentos dialógicos, indiciando diferentes formas de envolvimento interpessoal: de distanciamento e de proximidade. Os resultados apontam para a importância de os analistas refletirem sobre a produção das referenciações processadas discursivamente nos contextos.
Palavras chave: referenciação; discurso pedagógico; interação social; distanciamento; proximidade
Palavras-chave
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PDFDOI: https://doi.org/10.12957/pr.2018.35131
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