PRODUÇÃO TEXTUAL DOS ALUNOS CONCLUINTES DA EDUCAÇÃO BÁSICA: UMA ANÁLISE DO ESTABELECIMENTO DA COERÊNCIA EM REDAÇÕES DO ENEM / Textual production of the students from the last year of basic education: an analysis of the establishment of coherence in text production of ENEM

Marilúcia dos Santos Domingos Striquer

Resumo


Este artigo tem como objetivo investigar qual é a proficiência na produção textual dos alunos concluintes da educação básica. Para tanto, analisamos um conjunto de textos do gênero discursivo/textual redação do ENEM, produzidos, em 2017, por alunos do último ano do ensino médio, de escolas da rede pública de ensino atendidas pelo PIBID/UENP. O foco centrou-se, sobretudo, nos aspectos que formam a coerência textual. Nesse sentido, a investigação norteou-se pelos preceitos da Linguística Textual. Os resultados demonstram que a maioria dos textos analisados apresenta problemas na construção dos aspectos que formam a continuidade de referente, a progressão temática, a articulação das ideias e a infraestrutura textual. Em decorrência, poucos são os alunos que mostraram estar proficientes na produção textual do gênero em questão.


Palavras-chave


Produção textual; Redação do ENEM; Linguística textual; Conexão conceitual.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/pr.2018.34666

Pensares em Revista no Diadorim Pensares em Revista na BASE Pensares em Revista no Diadorim Pensares em Revista no Google Scholar Pensares em Revista no Latindex Pensares em Revista no Livre Logo do Periódicos CAPES

 

R. Dr. Francisco Portela, 1470 - Patronato, São Gonçalo - RJ, CEP: 24435-005