LÍNGUA DE HERANÇA: LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIVRO DE RONICE MÜLLER DE QUADROS / Inheritance language: Brazilian sign language – Ronice Müller de Quadros’s book

Autores

  • Gigliola Duci Córdova Secretaria de Educação do Distrito Federal

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2018.33402

Palavras-chave:

Língua de herança, Libras, CODA

Resumo

Língua de herança: língua brasileira de sinais discorre sobre a língua usada por indivíduos de comunidades em que outra língua é utilizada de forma mais abrangente. Normalmente, é uma língua de aspecto familiar. A obra reúne as experiências dos CODAs - filhos ouvintes de surdos brasileiros, bem como as pesquisas realizadas, no Brasil e em outros países, com usuários de línguas de sinais. Ademais, apresenta análises e relatos de pessoas que viveram situações de aquisição de línguas de herança. Sua leitura é riquíssima para profissionais que atuam na área e também para quaisquer interessados na cultura surda.

A obra está organizada em seis capítulos. O primeiro define as línguas de herança em uma perspectiva sociolinguística. O segundo capítulo apresenta os CODAs e as comunidades de língua de herança no Brasil. O terceiro, destaca o caso da língua brasileira de sinais: língua de herança? ao tempo em que comprova a mudança de paradigma que a Libras sofreu ao longo dos anos, passando a ter mais valor linguístico, social e cultural, especialmente frente às comunidades surdas. O quarto capítulo oferece um apanhado das pesquisas com línguas de sinais como língua de herança. O quinto capítulo discorre sobre as políticas linguísticas e a língua brasileira de sinais tomando em conta de que se trata de uma língua de herança. O sexto e último capítulo revela histórias e biografias: o que os filhos ouvintes de pais surdos contam sobre as línguas, as identidades e as culturas, tendo a própria autora como coadjuvante. O livro é bom, intenso e instigante, especialmente quando inspira práticas pedagógicas de ensino de línguas. É obra indispensável a qualquer profissional desta área.

Biografia do Autor

Gigliola Duci Córdova, Secretaria de Educação do Distrito Federal

Gigliola é professora na Secretaria de Educação do Distrito Federal, atua como intérprete de Libras. É especialista em Libras pela UCDB e graduada em Letras pelo UniCEUB.

Downloads

Publicado

2018-09-08

Como Citar

Córdova, G. D. (2018). LÍNGUA DE HERANÇA: LÍNGUA BRASILEIRA DE SINAIS – LIVRO DE RONICE MÜLLER DE QUADROS / Inheritance language: Brazilian sign language – Ronice Müller de Quadros’s book. Pensares Em Revista, (13). https://doi.org/10.12957/pr.2018.33402