LITERATURA SURDA: O NASCIMENTO DE UMA TRADIÇÃO / Deaf literature and a question of essentialism: the birth of a tradition.

Autores

  • Luiz Claudio da Costa Carvalho Instituto Nacional de Educação de Surdos

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2019.33215

Palavras-chave:

Letras, Literatura de Língua Não Vernácula, Ensino de Literatura.

Resumo

RESUMO

Reflexões em torno do conceito de Literatura Surda. O fenômeno literário e seus usos utilitários e identitários. A contribuição teórica de Lodenir Karnopp para a tradição de debates em torno da produção de discursos conotativos em Libras ou sobre a surdez.  

Palavras-chave: Literatura, Estudos Culturais, Educação de Surdos.

Biografia do Autor

Luiz Claudio da Costa Carvalho, Instituto Nacional de Educação de Surdos

Doutor em Letras Vernáculas pela Faculdade de Letras da UFRJ (2003), com Pós-Doutorado em Estudos Culturais (2015), desenvolvido no Programa Avançado de Cultura Contemporânea, na UFRJ (PACC-UFRJ). Mestre em Letras Vernáculas também pela Faculdade de Letras da UFRJ (1996). Graduado (Licenciado e Bacharelado) em História pelo Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (IFCS) da UFRJ (1984). Professor assistente, D.E., do Departamento de Ensino Superior (DESU) do Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), na Faculdade Bilíngue de Pedagogia (ingresso em 2007). Pesquisador dos Grupos de Pesquisa LINGUAGEM E SURDEZ (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC/SP) e NARRATIVAS SOBRE SURDEZ, HISTÓRIA E SOCIEDADE (INES). Investiga aspectos da produção literária, especialmente, brasileira contemporânea nos quais se destacam os temas da ?diferença?, da "identidade", do ?estigma? e das "margens", adotando uma perspectiva filosófica transdisciplinar, próxima do pós-estruturalismo, da desconstrução, dos Estudos Culturais, da filosofia concreta e do pensamento complexo. Tem-se dedicado a desenvolver uma reflexão teórica sobre a redução do fenômeno literário a seus aspectos utilitários, pedagógicos ou ideológicos. Estuda as tensões entre os cânones literário e artístico e a temática das margens. Reflete ainda sobre os conceitos de "Cultura e Literatura Surdas? e sobre seus usos pedagógicos/identitários. Busca estabelecer conexões entre o discurso multiculturalista, dos movimentos sociais das minorias e do associativismo civil da sociedade contemporânea globalizada e o problema da ?identidade?. Atua também como escritor, agitador cultural, dramaturgo, poeta e criador de letras de música popular. Dirige o Grupo de Teatro Corpo Surdo, Gesto Teatral. Fundamentalmente, é escritor e professor. Não faz distinções binárias entre escrever, dar aulas e publicar reflexões teóricas, poemas e demais textos literários e artísticos (para adultos ou para crianças), toda criação (artística ou científica) é obra do pensamento e do sentimento.

Downloads

Publicado

2019-01-01

Como Citar

Carvalho, L. C. da C. (2019). LITERATURA SURDA: O NASCIMENTO DE UMA TRADIÇÃO / Deaf literature and a question of essentialism: the birth of a tradition. Pensares Em Revista, (14). https://doi.org/10.12957/pr.2019.33215