ENSINO DAS LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO ESTRATÉGIAS DE LEITURA / Teaching Portuguese literature as reading strategies

Autores

  • Norma Sueli Rosa Lima UERJ/FFP

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2017.31630

Palavras-chave:

Ensino, Literaturas de Língua Portuguesa, Linguagem, Leitura.

Resumo

Percurso do ensino das Literaturas de Língua Portuguesa, no Brasil, a partir dos marcos de exclusão social do acesso à escola e das estratégias de inclusão, nas perspectivas da abordagem da leitura (ZILBERMAN) e a da concepção de língua enquanto linguagem, como motivações para este aprendizado, diante dos contextos da diferença (LUCHESI) e da polifonia (BAKHTIN), como parte integrante de uma “missão civilizatória” (STAROBINSKI), a qual as Literaturas evidenciam e denunciam (CANDIDO). Na atualidade, perceber tanto os impasses quanto os desafios para a utilização de textos literários, nos ensinos fundamental e médio.

 

Biografia do Autor

Norma Sueli Rosa Lima, UERJ/FFP

UERJ/FFP

Downloads

Como Citar

Lima, N. S. R. (2017). ENSINO DAS LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO ESTRATÉGIAS DE LEITURA / Teaching Portuguese literature as reading strategies. Pensares Em Revista, (10). https://doi.org/10.12957/pr.2017.31630