ENSINO DAS LITERATURAS DE LÍNGUA PORTUGUESA COMO ESTRATÉGIAS DE LEITURA / Teaching Portuguese literature as reading strategies

Norma Sueli Rosa Lima

Resumo


Percurso do ensino das Literaturas de Língua Portuguesa, no Brasil, a partir dos marcos de exclusão social do acesso à escola e das estratégias de inclusão, nas perspectivas da abordagem da leitura (ZILBERMAN) e a da concepção de língua enquanto linguagem, como motivações para este aprendizado, diante dos contextos da diferença (LUCHESI) e da polifonia (BAKHTIN), como parte integrante de uma “missão civilizatória” (STAROBINSKI), a qual as Literaturas evidenciam e denunciam (CANDIDO). Na atualidade, perceber tanto os impasses quanto os desafios para a utilização de textos literários, nos ensinos fundamental e médio.

 


Palavras-chave


Ensino; Literaturas de Língua Portuguesa; Linguagem; Leitura.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/pr.2017.31630

Pensares em Revista no Diadorim Pensares em Revista na BASE Pensares em Revista no Diadorim Pensares em Revista no Google Scholar Pensares em Revista no Latindex Pensares em Revista no Livre Logo do Periódicos CAPES

 

R. Dr. Francisco Portela, 1470 - Patronato, São Gonçalo - RJ, CEP: 24435-005