“O MEU PÉ DE LARANJA LIMA”: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA-COMPARATIVA DE ROMANCE E FILME

Autores

  • Anadir Aparecida SELÓRIA Universidade Estadual de Maringá (UEM) / Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).
  • Margarida da Silveira CORSI Universidade Estadual de Maringá

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2015.19304

Palavras-chave:

Literatura. Cinema. Leitura. Letramento literário. Ensino Fundamental

Resumo

Este artigo apresenta resultados de leitura comparativa do livro “O meu pé de laranja lima” (1968), de José Mauro de Vasconcelos com o filme homônimo (2012), dirigido por Marcos Bernstein. Objetiva desenvolver atividades didáticas para que os professores possam promover o letramento literário de alunos do 9º ano do ensino fundamental II, por meio da análise comparativa entre as obras citadas e da transposição do verbal para o verbo-audiovisual. Está embasado na proposta sociointeracionista do discurso, de Bakhtin (1992,1997); de leitura de Micheletti (2006) e de Leffa (1996); e de letramento literário de Cosson (2014). O material didático desenvolve-se por atividades sequenciais sugeridas por Rildo Cosson (2014), realizando uma associação entre romance e filme como forma de fomentar o interesse dos alunos pela leitura, já que envolve mídias voltadas para sua realidade, além de apresentar passos para a leitura do livro e estratégias para estimulá-los e incentivá-los durante a aplicação da proposta. É o resultado dos estudos realizados no PROFLETRAS – Mestrado Profissional em Letras – modalidade de curso Stricto Sensu que visa à elaboração de material didático para assessorar professores do ensino fundamental I e II. Iniciativa que vem ao encontro dos anseios de professores de Língua Portuguesa em busca de direcionamentos que auxiliem no desenvolvimento do gosto pela leitura, do letramento literário e de metodologias de ensino que tornem as aulas mais dinâmicas, preenchendo as necessidades do aluno contemporâneo.

 

Biografia do Autor

Anadir Aparecida SELÓRIA, Universidade Estadual de Maringá (UEM) / Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Graduação em Letras pela Fundação Faculdade Municipal de Filosofia, Ciências e Letras de Paranavaí, especialização em Alfabetização pela Fundação Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Mandaguari, mestrado no PROFLETRAS (Mestrado Profissional em Letras). pela Universidade Estadual de Maringá/Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora do quadro próprio de professores do Estado do Paraná, com atuação no ensino fundamental II e ensino médio, no Instituto de Educação Estadual de Maringá.

Margarida da Silveira CORSI, Universidade Estadual de Maringá

Graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (1996), mestrado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001) e doutorado em Letras pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Professora ASSOCIADO A do quadro permanente da Universidade Estadual de Maringá. Experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura e Cinema e ensino de Línguas, atuando principalmente nos seguintes temas: literatura comparada, literatura e outras artes, ensino de literatura, leitura e letramento texto literário, interação verbal, línguas estrangeiras modernas. Atuação na Pós-graduação do Profletras, Mestrado profissional em Letras, ministrando a disciplina Leitura do texto literário. Coordena o projeto de pesquisa docente: O romance e suas intersecções: versões e transposições da ficção literária.

Downloads

Publicado

2016-06-15

Como Citar

SELÓRIA, A. A., & CORSI, M. da S. (2016). “O MEU PÉ DE LARANJA LIMA”: UMA ABORDAGEM METODOLÓGICA-COMPARATIVA DE ROMANCE E FILME. Pensares Em Revista, (7). https://doi.org/10.12957/pr.2015.19304

Edição

Seção

Artigos