A ARGUMENTAÇÃO EM SALA DE AULA – O ENSINO DO ARTIGO DE OPINIÃO NOS APOSTILADOS DA REDE PÚBLICA PAULISTA

Autores

  • Sílvia Mamede de CARVALHO Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2015.19193

Palavras-chave:

Palavras-chave, produção escrita, argumentação, artigo de opinião, apostilados.

Resumo

 

Neste artigo, pretendemos demonstrar parte dos resultados obtidos em dissertação de mestrado defendida em 2015, pelo programa de Mestrado Profissional em Letras (PROFLETRAS), na qual tratamos de questões voltadas ao ensino do gênero artigo de opinião no 9º ano do Ensino Fundamental. Nosso objetivo é conhecer e explicitar de que modo os alunos são orientados quanto à aprendizagem desse gênero. Para tal fim, procedemos à análise do Currículo Oficial de Língua Portuguesa, adotado nas escolas da rede estadual de ensino do Estado de São Paulo, além de descrevermos e analisarmos as atividades propostas para a aprendizagem do artigo de opinião, contidas no apostilado “Caderno do Aluno”. Como resultado, observamos um distanciamento entre o que está prescrito no Currículo de Língua Portuguesa e as atividades propostas aos alunos para a aprendizagem do artigo de opinião. Verificamos, ainda, na Situação de Aprendizagem analisada, que os encaminhamentos propostos para o ensino da produção textual desse gênero discursivo não possibilitam que os alunos vivenciem a escrita argumentativa como prática social significativa.

Palavras-chave: produção escrita, argumentação, artigo de opinião, apostilados.

Biografia do Autor

Sílvia Mamede de CARVALHO, Universidade de São Paulo (USP)

Mestra em Letras pelo programa Mestrado Profissional em Letras  em Rede (Profletras) da Universidade de São Paulo (USP), sob orientação da professora Doutora Zilda Gaspar Oliveira de Aquino. Professora efetiva de Língua Portuguesa da rede de ensino do estado de São Paulo.

Downloads

Publicado

2016-06-15

Como Citar

CARVALHO, S. M. de. (2016). A ARGUMENTAÇÃO EM SALA DE AULA – O ENSINO DO ARTIGO DE OPINIÃO NOS APOSTILADOS DA REDE PÚBLICA PAULISTA. Pensares Em Revista, (7). https://doi.org/10.12957/pr.2015.19193

Edição

Seção

Artigos