ALFABETIZAÇÃO E ENSINO DA LINGUAGEM NA ESCOLA NO CONTEXTO DA CULTURA ESCRITA
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2015.18423Palavras-chave:
Cultura escrita, Letramento, Ensino-aprendizagem da linguagem,Resumo
O artigo focaliza aspectos do trabalho com a linguagem na escola, estabelecendo relações entre as expressões cultura escrita, letramento e ensino-aprendizagem da linguagem, desde o período da alfabetização. A discussão é realizada no sentido de problematizar a função social e política da instituição escola e o importante papel da linguagem em nossas vidas. Fundamenta-se nos estudos da linguagem de Bakhtin, tomando como ponto de partida o enunciado como objeto de significação da cultura, social e histórico, um tecido organizado e estruturado e a dificuldade histórica que a escola apresenta de realizar mudanças no ensino da língua. Muito mais do que compreender como funciona a modalidade escrita da linguagem verbal, saber ler e escrever socialmente é ter acesso ao mundo da escrita na escola e na vida.Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Os Direitos Autorais dos artigos publicados Pensares em Revista pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Pensares.
Os artigos publicados são de acesso público, de uso gratuito, com atribuição de autoria obrigatória de acordo com o modelo de licenciamento Creative Commons 4.0 adotado pela revista.
The Copyright of the published articles in Pensares Journal belong to the respective author(s), with the rights of first publication assigned to Pensares.
The published articles are of public access, free of charge, with attribution of obligatory authorship according to the Creative Commons 4.0 licensing model adopted by the journal.
A Pensares em Revista está licenciada com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.
Pensares Journal is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License (Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional).