ALFABETIZAÇÃO E ENSINO DA LINGUAGEM NA ESCOLA NO CONTEXTO DA CULTURA ESCRITA

Autores

  • Cecília GOULART UFF

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2015.18423

Palavras-chave:

Cultura escrita, Letramento, Ensino-aprendizagem da linguagem,

Resumo

O artigo focaliza aspectos do trabalho com a linguagem na escola, estabelecendo relações entre as expressões cultura escrita, letramento e ensino-aprendizagem da linguagem, desde o período da alfabetização. A discussão é realizada no sentido de problematizar a função social e política da instituição escola e o importante papel da linguagem em nossas vidas. Fundamenta-se nos estudos da linguagem de Bakhtin, tomando como ponto de partida o enunciado como objeto de significação da cultura, social e histórico, um tecido organizado e estruturado e a dificuldade histórica que a escola apresenta de realizar mudanças no ensino da língua. Muito mais do que compreender como funciona a modalidade escrita da linguagem verbal, saber ler e escrever socialmente é ter acesso ao mundo da escrita na escola e na vida.

Downloads

Como Citar

GOULART, C. (2015). ALFABETIZAÇÃO E ENSINO DA LINGUAGEM NA ESCOLA NO CONTEXTO DA CULTURA ESCRITA. Pensares Em Revista, (6). https://doi.org/10.12957/pr.2015.18423

Edição

Seção

Artigos