LENDO AS MARGENS DO RIO: ESCRITURA E IDENTIDADE EM CONTEXTOS PERIFÉRICOS
DOI:
https://doi.org/10.12957/pr.2015.18422Palavras-chave:
letramento, linguagem, sociedade, subjetividadeResumo
Este ensaio tem por objetivo analisar dois textos escritos em épocas e espaços diversos, que têm em comum o fato de revelarem o ponto de vista de quem vive à margem da sociedade. Articulando a perspectiva dos Novos Estudos do Letramento a reflexões advindas de campos diversos, como a linguística e a crítica literária, tomaremos como ponto axial a relação entre linguagem, sociedade e subjetividade. Nossa proposta é ouvir as vozes das margens, para tentar entender os Discursos e as concepções de letramento e as funções da escrita, que circulam na periferia. Para isso, entreteceremos a leitura do texto autobiográfico “Quarto de Despejo”, de Carolina Maria de Jesus, à análise um texto ficcional escrito por um adolescente em situação de vulnerabilidade social. Nessas (auto)representações dos excluídos, buscaremos inferir os valores, comportamentos e atitudes que norteiam suas experiências de vida. Buscaremos entender nesses textos o que eles revelam acerca dos modos de pensar, de ser e de agir dessas de seus autores, cujos discursos primários são, ao menos aparentemente, divergentes daqueles validados pela sociedade e, consequentemente, pela escola. Consideramos que esse trabalho de compreensão dos Outros pode contribuir para que a relação entre a escola e os grupos marginalizados socialmente, ancore-se no reconhecimento da diversidade sociocultural e linguística, sendo pautada pelo diálogo e pelas negociações entre os atores sociais envolvidos no processo de educar-se educando.Downloads
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