LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: NOVO CENÁRIO, VELHOS PROBLEMAS

Autores

  • Lilian Cristina Buzato RITTER Universidade Estadual de Maringá-Profletras
  • Claudia Valéria DONÁ HILA Universidade Estadual de Maringá-Profletras
  • Edna Mariucio ARANHA Universidade Estadual de Maringá-Profletras

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2015.18406

Palavras-chave:

Livro Didático, Gênero do Discurso, Análise Dialógica do Discurso.

Resumo

Este artigo apresenta a análise de uma unidade didática presente em um livro didático (LD) adotado por escolas da rede pública paranaense para o ensino fundamental, resultado do trabalho da disciplina “Texto e ensino”, ministrada no Profletras. O objetivo é observar se a perspectiva teórica dialógica e enunciativa, no que concerne aos gêneros do discurso, é adotada pelos autores, a partir das  propostas de leitura e escrita apresentadas com o gênero crônica. A nossa fundamentação teórica apoia-se na Análise Dialógica do Discurso (BAKHTIN, 2003), tendo como princípio a definição de texto como enunciado concreto e as relações dialógicas que atravessam o discurso. Os resultados evidenciaram que os autores do LD analisado, em relação à prática da leitura, por não contemplarem as condições de produção e as relações dialógicas que engendram a produção de sentidos de todo e qualquer enunciado,  provocam no aluno-leitor uma visão naturalizada e pouco crítica do modo de funcionamento do gênero. Já, em relação à proposta de produção textual não encontramos subsídios teóricos em relação ao estudo da crônica, no que concerne aos seus aspectos temáticos, composicionais e marcas de estilo, o que resultou em uma proposta muito mais voltada a aspectos relacionados à tipologia textual que propriamente ao gênero do discurso.

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Publicado

2016-06-15

Como Citar

RITTER, L. C. B., DONÁ HILA, C. V., & ARANHA, E. M. (2016). LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: NOVO CENÁRIO, VELHOS PROBLEMAS. Pensares Em Revista, (7). https://doi.org/10.12957/pr.2015.18406

Edição

Seção

Artigos