LIVRO DIDÁTICO DE LÍNGUA PORTUGUESA: NOVO CENÁRIO, VELHOS PROBLEMAS

Lilian Cristina Buzato RITTER, Claudia Valéria DONÁ HILA, Edna Mariucio ARANHA

Resumo


Este artigo apresenta a análise de uma unidade didática presente em um livro didático (LD) adotado por escolas da rede pública paranaense para o ensino fundamental, resultado do trabalho da disciplina “Texto e ensino”, ministrada no Profletras. O objetivo é observar se a perspectiva teórica dialógica e enunciativa, no que concerne aos gêneros do discurso, é adotada pelos autores, a partir das  propostas de leitura e escrita apresentadas com o gênero crônica. A nossa fundamentação teórica apoia-se na Análise Dialógica do Discurso (BAKHTIN, 2003), tendo como princípio a definição de texto como enunciado concreto e as relações dialógicas que atravessam o discurso. Os resultados evidenciaram que os autores do LD analisado, em relação à prática da leitura, por não contemplarem as condições de produção e as relações dialógicas que engendram a produção de sentidos de todo e qualquer enunciado,  provocam no aluno-leitor uma visão naturalizada e pouco crítica do modo de funcionamento do gênero. Já, em relação à proposta de produção textual não encontramos subsídios teóricos em relação ao estudo da crônica, no que concerne aos seus aspectos temáticos, composicionais e marcas de estilo, o que resultou em uma proposta muito mais voltada a aspectos relacionados à tipologia textual que propriamente ao gênero do discurso.


Palavras-chave


Livro Didático; Gênero do Discurso; Análise Dialógica do Discurso.

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DOI: https://doi.org/10.12957/pr.2015.18406

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