PROPOSTA DE INTERVENÇÃO PARA O ENSINO DA LÍNGUA MATERNA: ANÁLISE LINGUÍSTICA DE ASPECTOS VERBAIS EM ARTIGO ASSINADO

Lenir Maria ROSSAROLA, Nara Caetano RODRIGUES

Resumo


A articulação entre as práticas de linguagem no ensino de língua tem se mostrado um desafio no trabalho de elaboração didática dos conteúdos na disciplina de Língua Portuguesa. O estudo aqui apresentado é uma proposta de intervenção no ensino de língua materna, em turma de alunos do Ensino Fundamental II, com enfoque no gênero artigo assinado, incluindo análise linguística sobre aspectos verbais durante pelo menos um mês de trabalho em aulas regulares. Destacamos a importância da andaimagem e a sistematização dos conteúdos, além do estudo das características discursivas e estruturais do gênero em questão. A proposta consiste em leitura/escuta de textos no gênero artigo assinado, encontrados em jornais e também em textos produzidos por alunos de mesmo nível escolar, seguida de análise linguística do fenômeno gramatical aspectos verbais e produção textual com posterior divulgação. Para tanto, buscamos fundamentação teórica em Antunes (2003), Menegassi (2003), Bortoni-Ricardo (2005), Mendonça (2005), Geraldi (2012), Bezerra & Reinaldo (2013), Castilho (2014), dentre outros. Esse artigo é um desdobramento do projeto de intervenção que constitui uma das produções realizadas na disciplina Estratégias do Trabalho Pedagógico com a Leitura e a Escrita, parte da grade curricular do Programa de Mestrado Profissional em Letras -Profletras.

Palavras-chave


Gênero artigo assinado; Andaimagem; Análise linguística; Aspectos verbais.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/pr.2015.18111

Pensares em Revista no Diadorim Pensares em Revista na BASE Pensares em Revista no Diadorim Pensares em Revista no Google Scholar Pensares em Revista no Latindex Pensares em Revista no Livre Logo do Periódicos CAPES

 

R. Dr. Francisco Portela, 1470 - Patronato, São Gonçalo - RJ, CEP: 24435-005