MULTIMODALIDADE E LEITURA CRÍTICA: NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • Marcos NONATO DE OLIVEIRA UERN

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2015.17192

Palavras-chave:

Leitura. Multimodalidade. Ensino. Língua portuguesa. Leitores críticos.

Resumo

A forte presença multimodal nos eventos comunicativos na pós-modernidade passou a exigir dos sujeitos novas habilidades leitoras. A relação entre os modos semióticos verbais e não verbais presentes nos textos criaram novas possibilidades de leitura crítica, fazendo surgir à necessidade de uma abordagem multimodal na sala de aula, principalmente nas aulas de língua portuguesa.  Este trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa-ação, realizada com uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental, na área de leitura. O foco desse estudo é mostrar o desenvolvimento de leitura dos alunos, a partir de um trabalho de intervenção realizado com a multimodalidade textual. Trata-se de uma pesquisa interventiva de caráter qualitativo e descritivo. Como instrumentos de coleta de dados empregamos questionário, sequências didáticas, notas de campo e entrevista. A análise dos dados ocorreu por amostragem. Apenas dez alunos participaram efetivamente da pesquisa. Nesta pesquisa, buscamos trabalhar atividades dentro de um processo dinâmico, procurando construir o sentido a partir de um processo interativo entre todos os elementos multimodais que constituem os textos.  Os resultados deste processo investigativo mostram que no período da intervenção, de forma gradual, os alunos, que antes priorizavam apenas os fatores verbais durante a leitura, passaram a considerar os demais elementos multissemióticos, que compõem os textos, tornando assim, o processo de atribuição de sentido mais detalhado e criterioso. Nesse sentido, destacamos que o trabalho com a multimodalidade mostrou-se um caminho para tornar os alunos leitores mais ativos.

Biografia do Autor

Marcos NONATO DE OLIVEIRA, UERN

Licenciado em Letras (Português/Inglês) pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte/UERN (1993); Mestre em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará/UECE (2004); Doutor em Estudos da Linguagem pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN (2011). É professor (Adjunto IV) da UERN desde 1994, professor do Mestrado Profissional em Letras/PROFLETRAS, coordenador do PIBID/INGLÊS e Líder do grupo de pesquisa Estudos Aplicados em Línguas Estrangeiras/EALE, lotado no Departamento de Letras Estrangeiras/DLE, no campus profa. "Maria Elisa de Albuquerque Maia"/CAMEAM. Tem experiência na área de Linguística Aplicada, explorando, principalmente, os seguintes temas: experiências e crenças sobre o ensino-aprendizagem de língua inglesa; livro didático de língua estrangeira; Tecnologias da educação e formação de professores. Desenvolve pesquisas nas áreas de ensino de línguas e tecnologias e crenças e experiências de professores e de alunos sobre o ensino-aprendizagem de línguas. Em sua experiência administrativa e de comissões, estão a chefia do Departamento de Letras e a sua participação como representante do CAMEAM na Pró-Reitoria de Extensão - PROEX.

Downloads

Publicado

2015-09-01

Como Citar

OLIVEIRA, M. N. D. (2015). MULTIMODALIDADE E LEITURA CRÍTICA: NOVAS PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA. Pensares Em Revista, (6). https://doi.org/10.12957/pr.2015.17192

Edição

Seção

Artigos