A LEITURA NA ESCOLA: AS CONTRIBUIÇÕES DE MIKHAIL BAKHTIN PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR RESPONSIVO

Autores

  • Letícia Queiroz de Carvalho Instituto Federal do Espírito Santo.

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2014.15674

Palavras-chave:

Literatura, leitor, linguagem e sociedade.

Resumo

Por meio das contribuições teóricas do filósofo russo Mikhail Bakhtin, analisaremos neste artigo o papel do leitor nas práticas de leitura no contexto escolar, a fim de que possamos resgatar a postura responsiva e participante dos sujeitos envolvidos no trabalho com o texto ficcional, repleto de significados que não se esgotam entre a palavra escrita e o leitor. O encontro entre a palavra e o sujeito que lê estabelece uma experiência que pode modificar a concepção que ambos têm do mundo e das suas próprias existências.

 

Biografia do Autor

Letícia Queiroz de Carvalho, Instituto Federal do Espírito Santo.

Professora de Língua Portuguesa do Instituto Federal do Espírito Santo, atuando na área de linguagem, literatura, metodologia científica, alfabetização e letramento, nos cursos médios integrados, graduação e pós-graduação. É mestre em Estudos Literários e doutora em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Docente do Mestrado Profissional em Letras - Profletras, do Ifes - Campus Vitória.

Downloads

Publicado

2014-12-22

Como Citar

de Carvalho, L. Q. (2014). A LEITURA NA ESCOLA: AS CONTRIBUIÇÕES DE MIKHAIL BAKHTIN PARA A FORMAÇÃO DO LEITOR RESPONSIVO. Pensares Em Revista, (5). https://doi.org/10.12957/pr.2014.15674

Edição

Seção

Artigos