O TEXTO IMAGÉTICO NA CONSTRUÇÃO DA AUTORIA

Carolina Fernandes, Carla Carolina de Vargas Oliveira

Resumo


O presente artigo, desenvolvido sob o apoio teórico da Análise do Discurso, se propõe a apresentar um estudo acerca do uso de textos imagéticos nas aulas de Língua Portuguesa como facilitador da assunção dos alunos à autoria de seus textos. Segundo os Parâmetros Curriculares Nacionais (1997), o texto assume um papel importante no ensino de Língua Portuguesa. Porém, é explorado de modo a não contribuir com a capacidade interpretativa dos alunos, ou seja, utilizado para o ensino de metalinguagem. Dessa maneira, a escola forma alunos dependentes do discurso pedagógico, que somente reproduzem o imposto pela escola; são os denominados sujeitos-escreventes (ASSOLINI, 2008). Já os sujeitos-autores são aqueles que dotam seus textos de sentidos (ORLANDI, 2002), conforme sua constituição ideológica. Com o objetivo de analisar os gestos interpretativos e a posição dos alunos quanto à autoria na leitura do texto imagético, a coleta dos dados foi aplicada em uma 7ª série de uma escola do Ensino Fundamental. Para isso, propomos uma produção textual a partir da leitura de um texto imagético e após, houve a reescritura imagética deste. Através das análises, percebemos que, em muitos momentos de suas escrituras, os alunos criaram o efeito de originalidade, logo o interpretaram singularmente. Nas reescrituras imagéticas, por sua vez, eles deslocaram os sentidos postos pelo texto-origem, preenchendo as lacunas deixadas pela imagem. Assim, foi possível concluir que o uso de textos imagéticos, nas aulas de Língua Portuguesa, estimula os alunos a assumirem a autoria de seus textos.


Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/pr.2014.14116

Pensares em Revista no Diadorim Pensares em Revista na BASE Pensares em Revista no Diadorim Pensares em Revista no Google Scholar Pensares em Revista no Latindex Pensares em Revista no Livre Logo do Periódicos CAPES

 

R. Dr. Francisco Portela, 1470 - Patronato, São Gonçalo - RJ, CEP: 24435-005