CÍRCULO DE LEITURA LITERÁRIA: UMA POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE DISPONIBILIDADE AO ENCONTRO COM UM SENTIDO LITERÁRIO
Resumo
O presente artigo é produto da experiência com disciplinas de Literatura, no Mestrado Profissional de Letras, na Universidade federal de Uberlândia, particularmente com as disciplinas Leitura do texto literário e Literatura infantil e juvenil. Surgiu da urgência de demonstrações de metodologias e estratégias para realização de atividades que valorizem o letramento literário, na perspectiva de uma construção de um sentido literário numa comunidade leitora situada. A estratégia escolhida para a atividade foi o círculo literário. Assim este artigo discute a eficácia dos círculos de leitura literária, tendo como parâmetro reflexivo inicial algumas proposições de Michèle Petit (2009) . Apresenta também um modelo de círculo escolar de leitura literária proposto por Rildo Cosson (2014), numa sistematização feita a partir da observação de diversas realizações de círculos de leitura e de críticas feitas a procedimentos dele, e mostra a sua aplicação em uma turma de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Uberlândia-MG. Na atividade foram privilegiadas obras diversas e variadas para a realização do projeto, entre elas as histórias em quadrinho, romance e novela adaptados para o leitor infantil e poemas. Todas as etapas foram registradas, privilegiando as atividades de reconhecimento dos conhecimentos prévios e de escrita de diário de leitura.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.12957/pr.2014.14085
R. Dr. Francisco Portela, 1470 - Patronato, São Gonçalo - RJ, CEP: 24435-005
Comentários sobre o artigo
por Giovanna Martins (2018-04-23)
por Gabriel Nunes (2018-04-25)
por João Enzo Ramos (2018-04-25)
por Heloísa Moraes (2018-05-01)
por Matheus Lima (2018-05-04)
por Pedro Vicente Farias (2018-05-07)
por Arnette Pratten (2018-09-20)
por Skye Ginn (2018-09-20)
por Craig Waite (2020-08-23)
por Son Elkins (2020-12-07)
por Sybil Achen (2021-02-13)
por Jorja Chiles (2021-06-16)
por Tanya Brookins (2021-07-08)
por Kristi Latham (2021-07-10)
por Nasredine Khacef (2021-07-12)
por Moumen Darbeau (2021-07-12)
por Nabela Vault-deschamps (2021-07-12)
por Mathyas Montmaneix (2021-07-12)
por Nasredine Khacef (2021-07-13)
por Aslan Hautemont (2021-07-13)
por Lalo Scotto di uccio (2021-07-13)
por Marie-micheline Delannes (2021-07-13)
por Siyam Puginier (2021-07-13)
por Alysea Miramand (2021-07-13)
por Vida Harvill (2021-07-14)
por Rod Maccallum (2021-07-19)
por Corey Haggerty (2021-08-08)
por Yelly Dupreelle (2021-08-20)
por Dianne Bourgeois (2021-08-23)
por Lily Frew (2021-09-10)
por Fermin Farnham (2021-12-09)
por Elvin Treadwell (2022-02-14)
por Christy Barringer (2022-03-13)
por Hugo Aldridge (2022-03-27)
por Wade Goebel (2022-04-28)
por Juli Smithies (2022-04-29)
por Cecile Slowik (2022-05-17)
por Stanton Austerlitz (2022-05-23)
por Mariam Lorenz (2022-05-23)
por Duane Kohn (2022-05-24)
por Nannette Kaufmann (2022-05-24)
por Billy Millington (2022-05-25)
por Eloisa Fehon (2022-05-25)
por Garland Machado (2022-05-26)
por Rodger Whitington (2022-05-31)
por Latia Montanez (2022-06-08)
por Gia Harr (2022-06-14)
por Peggy Nale (2022-06-24)
por Linda Mebane (2022-07-06)
por Kerrie Lasseter (2022-07-12)
por Bridgett Folingsby (2022-07-20)
por Dieter Preston (2022-09-15)
por Jed Newbery (2022-11-06)