CÍRCULO DE LEITURA LITERÁRIA: UMA POSSIBILIDADE DE CONSTRUÇÃO DE DISPONIBILIDADE AO ENCONTRO COM UM SENTIDO LITERÁRIO
Resumo
O presente artigo é produto da experiência com disciplinas de Literatura, no Mestrado Profissional de Letras, na Universidade federal de Uberlândia, particularmente com as disciplinas Leitura do texto literário e Literatura infantil e juvenil. Surgiu da urgência de demonstrações de metodologias e estratégias para realização de atividades que valorizem o letramento literário, na perspectiva de uma construção de um sentido literário numa comunidade leitora situada. A estratégia escolhida para a atividade foi o círculo literário. Assim este artigo discute a eficácia dos círculos de leitura literária, tendo como parâmetro reflexivo inicial algumas proposições de Michèle Petit (2009) . Apresenta também um modelo de círculo escolar de leitura literária proposto por Rildo Cosson (2014), numa sistematização feita a partir da observação de diversas realizações de círculos de leitura e de críticas feitas a procedimentos dele, e mostra a sua aplicação em uma turma de alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública municipal de Uberlândia-MG. Na atividade foram privilegiadas obras diversas e variadas para a realização do projeto, entre elas as histórias em quadrinho, romance e novela adaptados para o leitor infantil e poemas. Todas as etapas foram registradas, privilegiando as atividades de reconhecimento dos conhecimentos prévios e de escrita de diário de leitura.
Palavras-chave
Texto completo:
PDFDOI: https://doi.org/10.12957/pr.2014.14085
R. Dr. Francisco Portela, 1470 - Patronato, São Gonçalo - RJ, CEP: 24435-005
Comentários sobre o artigo
por Giovanna Martins (2018-04-23)
por Gabriel Nunes (2018-04-25)
por João Enzo Ramos (2018-04-25)
por Heloísa Moraes (2018-05-01)
por Matheus Lima (2018-05-04)
por Pedro Vicente Farias (2018-05-07)
por Arnette Pratten (2018-09-20)
por Skye Ginn (2018-09-20)