POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA E DA CRÍTICA LITERÁRIA PARA AULAS DE LITERATURA

Alberto Roiphe

Resumo


Resumo: O artigo busca demonstrar possíveis contribuições da teoria e da crítica literária para aulas de literatura. Para tanto, parte-se da análise de textos literários de diferentes fases da literatura brasileira, tendo como fundamentação teórica pressupostos da Estética da Recepção da Escola de Constança, na Alemanha, a fim de que se possa refletir sobre o reconhecimento da teoria literária e da crítica literária para a formação de professores e para a elaboração de propostas práticas relacionadas ao ensino e à aprendizagem da literatura. Essas propostas envolvem poemas de Carlos Drummond de Andrade e de Antonio Cícero e a importância da relação texto e contexto para ampliar os sentidos de compreensão das obras.

Palavras-chave: Teoria literária. Crítica literária. Formação de professores de literatura. Ensino e aprendizagem de literatura.



Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/pr.2014.14063

Pensares em Revista no Diadorim Pensares em Revista na BASE Pensares em Revista no Diadorim Pensares em Revista no Google Scholar Pensares em Revista no Latindex Pensares em Revista no Livre Logo do Periódicos CAPES

 

R. Dr. Francisco Portela, 1470 - Patronato, São Gonçalo - RJ, CEP: 24435-005