POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA E DA CRÍTICA LITERÁRIA PARA AULAS DE LITERATURA

Autores

  • Alberto Roiphe Professor de Teoria e de Crítica Literária do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Sergipe

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2014.14063

Resumo

Resumo: O artigo busca demonstrar possíveis contribuições da teoria e da crítica literária para aulas de literatura. Para tanto, parte-se da análise de textos literários de diferentes fases da literatura brasileira, tendo como fundamentação teórica pressupostos da Estética da Recepção da Escola de Constança, na Alemanha, a fim de que se possa refletir sobre o reconhecimento da teoria literária e da crítica literária para a formação de professores e para a elaboração de propostas práticas relacionadas ao ensino e à aprendizagem da literatura. Essas propostas envolvem poemas de Carlos Drummond de Andrade e de Antonio Cícero e a importância da relação texto e contexto para ampliar os sentidos de compreensão das obras.

Palavras-chave: Teoria literária. Crítica literária. Formação de professores de literatura. Ensino e aprendizagem de literatura.


Biografia do Autor

Alberto Roiphe, Professor de Teoria e de Crítica Literária do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Sergipe

Professor de Teoria e de Crítica Literária do Departamento de Letras Vernáculas da Universidade Federal de Sergipe

Downloads

Publicado

2014-12-22

Como Citar

Roiphe, A. (2014). POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES DA TEORIA E DA CRÍTICA LITERÁRIA PARA AULAS DE LITERATURA. Pensares Em Revista, (5). https://doi.org/10.12957/pr.2014.14063

Edição

Seção

Artigos