LITERATURA INFANTIL EM CENA: O TEATRO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA

Autores

  • Priscila Peixinho Fiorindo Universidade do Estado da Bahia/UNEB
  • Ney Wendell Université du Québec à Montréal

DOI:

https://doi.org/10.12957/pr.2014.14057

Palavras-chave:

Literatura, Teatro, Educação Infantil, Estratégia pedagógica.

Resumo

O artigo apresenta o gênero teatral enquanto estratégia pedagógica para setrabalhar com a literatura infantil nas aulas do Ensino Fundamental I. Inicialmenteressaltamos a importância da diversificação de gêneros para desenvolver aulasmais lúdicas e criativas. Logo após, mostramos os mecanismos pedagógicos edidáticos do teatro na escola e sua interface direta com a literatura. Nestaperspectiva, apresentamos um relato de experiência, onde as alunas do Programado Mestrado Profissional em Letras/PROFLETRAS, da Universidade do Estado daBahia/UNEB, Campus V, a fim de vivenciar o referido gênero, criaram uma históriaa partir da seguinte orientação: criar um enredo original de uma peça teatral. Com base na produção encenada “De geração para geração...”observamos a criatividade, desde a elaboração do cenário até a construção dasfalas de cada uma e, ao mesmo tempo, verificamos o potencial crítico, que essasalunas/professoras podem desenvolver, primeiramente, em si próprias, para depoistrabalharem com seus educandos. Ao final, constatamos a relevância de setrabalhar com o teatro na educação infantil devido ao estímulo da prática dacriatividade, com a expressão oral e corporal, valorizando a riqueza doimaginário cênico trazido pela literatura, que conduz o educando a olhar a cenana vida, com observação dos detalhes nas relações humanas.

Biografia do Autor

Priscila Peixinho Fiorindo, Universidade do Estado da Bahia/UNEB

Professora Adjunta do Departamento de Ciências Humanas, Campus V - DCH-V-UNEB. Área - Letras. Doutorado em Psicolinguística - Universidade de São Paulo/USP. Mestrado em Linguística - Universidade de São Paulo/USP. Especialização em Arteterapia - Instituto Junguiano da Bahia/IJBA. Graduação e Bacharelado em Letras - Português/Inglês - Universidade Presbiteriana Mackenzie (2001).

Ney Wendell, Université du Québec à Montréal

Ney Wendell possui pós-doutorado em Sociologia pela Université du Québec à Montréal-UQAM, doutor e mestre em Artes Cênicas pela UFBA, licenciado em Teatro pela UFBA, arte-educador, diretor teatral, escritor e gestor de projetos sociais e educacionais.

Downloads

Publicado

2014-12-22

Como Citar

Fiorindo, P. P., & Wendell, N. (2014). LITERATURA INFANTIL EM CENA: O TEATRO COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA. Pensares Em Revista, (5). https://doi.org/10.12957/pr.2014.14057

Edição

Seção

Artigos