2019
v. 8, n. 1 (2019): DÉCIMA QUARTA EDIÇÃO
2018
v. 7, n. 2 (2018): DÉCIMA TERCEIRA EDIÇÃO
v. 7, n. 1 (2018): DÉCIMA SEGUNDA EDIÇÃO
2017
v. 6, n. 2 (2017): DÉCIMA PRIMEIRA EDIÇÃO
v. 6, n. 1 (2017): DÉCIMA EDIÇÃO
2016
v. 5, n. 2 (2016): NONA EDIÇÃO
Nesta nona edição teremos uma entrevista com o geógrafo espanhol Horacio Capel, um dos mais importantes geógrafos da história, que recebeu o prêmio Vautrin Lud (o Nobel da Geografia) em 2008.
Além disso, teremos artigos bastante interessantes como o de Amanda Scofano de Andrade Silva, que discorre sobre a categoria analítica da paisagem em suas múltiplas possibilidades conceituais; o de Felipe Rangel Tavares, que versa sobre os movimentos sociais a partir da tentar de sua criminalização e associando-os aos discursos acerca da militarização da vida cotidiana, da insegurança e do "Estado de exceção"; além de um artigo de Anna Caroline Santos da Silva; Bruna Alves de Pinho; Caio nascimento Nunes; Mercês da Costa Lomar Cabral; Thaís Gomes dos Santos que apresenta propostas para melhorar a mobilidade urbana entre as cidades do Rio de Janeiro e Duque de Caxias.
Boa leitura a todos!v. 5, n. 1 (2016): OITAVA EDIÇÃO
2015
v. 4, n. 2 (2015): SÉTIMA EDIÇÃO
Neste número optamos por publicar os textos apresentados na Semana de Geografia da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - FEBF.
Os textos foram transcritos e tem o caráter de palestras, logo muitas vezes a linguagem ganha uma dimensão coloquial.
O primeiro texto de autoria de Alvaro Ferreira intitula-se “Metropolização do espaço, cotidiano e ação: a produção alienadora da cidade e indícios de insurgência”; em seguida, Frederico Irias apresenta “A questão da integração transnacional”; Jessica Damiana apresenta debate intitulado “A visibilidade do invisível: as transformações espaciais de 200 a 2015 e seus impactos no cotidiano do pescador artesanal no município de Magé”; Lilia dos Santos Seabra traz o tema “Geografia com ênfase no meio ambiente”; Luis Henrique Ramos Camargo apresentou “Ecologia política e ISO 26000”; e, finalmente, Luciano Ximenes Aragão apresentou “O que é a Geografia? Para que serve a Geografia? A quem a Geografia serve? Por que se faz Geografia?”.
Esperamos que tenham uma ótima leitura.
v. 4, n. 1 (2015): Sexta Edição
Neste número, apresentamos três artigos de professores/pesquisadores que demonstram uma preocupação quanto à produção do espaço e suas representações: Mariana Alejandra Roedel Salles Toro com "A PRODUÇÃO DO ESPAÇO E SUAS CONTRADIÇÕES: POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DE NOVOS CAMINHOS"; Luiz Antonio Furtado Aguiar com "O PAPEL DA ARTE URBANA NA CIDADE LÚDICA"; e Pedro Ivo Hübner Fajardo com "LEFEBVRE E O RIO DAS REPRESENTAÇÕES".
Os outros três artigos que compõem este número demonstram preocupação com as formas de planejamento e gestão na produção do espaço. Trata-se de dois artigos de Gilliard Damasio Soares intitulados "PLANEJAMENTO URBANO ESTRATÉGICO: A CONSTRUÇÃO DA CIDADE ATUAL COMO UM NEGÓCIO" e "PROCESSO HISTÓRICO DE ELABORAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO DOS PLANOS DIRETORES MUNICIPAIS: CRISE URBANA BRASILEIRA, A EMERGÊNCIA DE MOVIMENTOS SOCIAIS E A BUSCA POR UMA REFORMA URBANA BRASILEIRA"; e um artigo de Thais Freitas Rosa intitulado "O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL OU SUSTENTABILIDADE NO MEIO EMPRESARIAL: UMA ANÁLISE DO CONSELHO EMPRESARIAL BRASILEIRO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL".
Boa leitura!