Edições anteriores

2018

v. 7, n. 2 (2018): DÉCIMA TERCEIRA EDIÇÃO

Nesta edição estamos contemplando artigos de Alunos da UERJ-FEBF e Autores externos.

v. 7, n. 1 (2018): DÉCIMA SEGUNDA EDIÇÃO

Nesta edição estamos contemplando artigos de Alunos da UERJ-FEBF e Autores externos.

2017

v. 6, n. 2 (2017): DÉCIMA PRIMEIRA EDIÇÃO

Nesta edição publicamos, também, uma entrevista com a professora e pesquisadora do NIESBF, Drª Lorena Lopes Pereira Bonomo, que, dentre outros temas, aborda o ensino de geografia e as recentes manifestações sociais.

v. 6, n. 1 (2017): DÉCIMA EDIÇÃO

Nesta edição estaremos contemplando todos os resumos de trabalhos que foram apresentados na V Semana de Geografia da FEBF/UERJ

2016

v. 5, n. 2 (2016): NONA EDIÇÃO

Nesta nona edição teremos uma entrevista com o geógrafo espanhol Horacio Capel, um dos mais importantes geógrafos da história, que recebeu o prêmio Vautrin Lud (o Nobel da Geografia) em 2008.

Além disso, teremos artigos bastante interessantes como o de Amanda Scofano de Andrade Silva, que discorre sobre a categoria analítica da paisagem em suas múltiplas possibilidades conceituais; o de Felipe Rangel Tavares, que versa sobre os movimentos sociais a partir da tentar de sua criminalização e associando-os aos discursos acerca da militarização da vida cotidiana, da insegurança e do "Estado de exceção"; além de um artigo de Anna Caroline Santos da Silva; Bruna Alves de Pinho; Caio nascimento Nunes; Mercês da Costa Lomar Cabral; Thaís Gomes dos Santos que apresenta propostas para melhorar a mobilidade urbana entre as cidades do Rio de Janeiro e Duque de Caxias.

Boa leitura a todos!
Capa da revista

v. 5, n. 1 (2016): OITAVA EDIÇÃO

“História, Natureza e Espaço” é a Revista Eletrônica do Núcleo Interdisciplinar de Estudos do Espaço da Baixada Fluminense – NIESBF, que tem como foco a divulgação de artigos que contemplem aspectos referentes às diferentes linhas de pesquisa que compõem o Núcleo: A(RE)PRODUÇÃO DO ESPAÇO URBANO E AS TRANSFORMAÇÕES DAS CIDADES; ESPAÇO CONSERVADO: HISTÓRIA, MEIO-AMBIENTE E SAÚDE; ESTUDO DA DINÂMICA E QUALIDADE AMBIENTAL DA BAIXADA FLUMINENSE; POLÍTICA PÚBLICA, TRABALHO, HISTÓRIA E EDUCAÇÃO; A PESQUISA E O ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ESPAÇOS PERIFÉRICOS: DILEMAS E DESAFIOS.

2015

v. 4, n. 2 (2015): SÉTIMA EDIÇÃO

Neste número optamos por publicar os textos apresentados na Semana de Geografia da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - FEBF.

Os textos foram transcritos e tem o caráter de palestras, logo muitas vezes a linguagem ganha uma dimensão coloquial.

O primeiro texto de autoria de Alvaro Ferreira intitula-se “Metropolização do espaço, cotidiano e ação: a produção alienadora da cidade e indícios de insurgência”; em seguida, Frederico Irias apresenta “A questão da integração transnacional”; Jessica Damiana apresenta debate intitulado “A visibilidade do invisível: as transformações espaciais de 200 a 2015 e seus impactos no cotidiano do pescador artesanal no município de Magé”; Lilia dos Santos Seabra traz o tema “Geografia com ênfase no meio ambiente”; Luis Henrique Ramos Camargo apresentou “Ecologia política e ISO 26000”; e, finalmente, Luciano Ximenes Aragão apresentou “O que é a Geografia? Para que serve a Geografia? A quem a Geografia serve? Por que se faz Geografia?”.

Esperamos que tenham uma ótima leitura.

v. 4, n. 1 (2015): Sexta Edição

Neste número, apresentamos três artigos de professores/pesquisadores que demonstram uma preocupação quanto à produção do espaço e suas representações: Mariana Alejandra Roedel Salles Toro com "A PRODUÇÃO DO ESPAÇO E SUAS CONTRADIÇÕES: POSSIBILIDADES PARA A CONSTRUÇÃO DE NOVOS CAMINHOS"; Luiz Antonio Furtado Aguiar com "O PAPEL DA ARTE URBANA NA CIDADE LÚDICA"; e Pedro Ivo Hübner Fajardo com "LEFEBVRE E O RIO DAS REPRESENTAÇÕES".

Os outros três artigos que compõem este número demonstram preocupação com as formas de planejamento e gestão na produção do espaço. Trata-se de dois artigos de Gilliard Damasio Soares intitulados "PLANEJAMENTO URBANO ESTRATÉGICO: A CONSTRUÇÃO DA CIDADE ATUAL COMO UM NEGÓCIO" e "PROCESSO HISTÓRICO DE ELABORAÇÃO E REGULAMENTAÇÃO DOS PLANOS DIRETORES MUNICIPAIS: CRISE URBANA BRASILEIRA, A EMERGÊNCIA DE MOVIMENTOS SOCIAIS E A BUSCA POR UMA REFORMA URBANA BRASILEIRA"; e um artigo de Thais Freitas Rosa intitulado "O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL OU SUSTENTABILIDADE NO MEIO EMPRESARIAL: UMA ANÁLISE DO CONSELHO EMPRESARIAL BRASILEIRO PARA O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL".

Boa leitura!


2014

v. 3, n. 1 (2014): QUARTA EDIÇÃO

Nesta edição estamos contemplando artigos de Alunos, Professores da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - FEBF e Autores externos.

2013

v. 2, n. 2 (2013): TERCEIRA EDIÇÃO

Nesta edição estamos contemplando artigos de Alunos, Professores da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - FEBF e Autores externos.

2012

v. 1, n. 1 (2012): SEMANA DE GEOGRAFIA

Nesta edição contemplamos artigos de Alunos e Professores que participaram da II Semana de Geografia da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense - FEBF

2019

v. 8, n. 1 (2019): DÉCIMA QUARTA EDIÇÃO

Nesta edição estamos contemplando artigos de Alunos da UERJ-FEBF e Autores externos.

1 a 14 de 14 itens