Desvelando processos formativos das práticas extensionistas em Educação Popular na saúde

Autores

  • Pedro Cruz Universidade Federal da Paraíba
  • Eymard Mourão Vasconcelos Universidade Federal da Paraíba/Rede de Educação Popular em Saúde

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2019.43065

Palavras-chave:

Capacitação profissional, Aprendizagem, Relações comunidade-instituição, Educação em saúde.

Resumo

Esse   artigo   pretende   explicitar   elementos   pedagógicos   das práticas de extensão orientadas pela educação popular. Foi construído com as metodologias da consulta documental e pesquisa bibliográfica, por meio das quais foram levantados depoimentos de estudantes extensionistas, com ênfase em suas percepções acerca dos processos de aprendizagem. Apontaram-se então pressupostos e desafios da extensão em educação popular no desenvolvimento de um agir crítico em saúde. A extensão em educação popular desvela uma aprendizagem que, ao mesmo tempo, não se restringe à dimensão técnica e é tecida em meio ao trabalho social para a garantia do direito à saúde. Das dimensões reveladas, destacaram-se: extensão como espaço mobilizador de uma pedagogia reorientadora da formação em saúde; mergulho na realidade social e em suas complexidades como etapa fundadora desse processo; perplexidade estudantil (diante das experiências) como processo a ser valorizado, acolhido e problematizado. Tal processo demanda espaços reflexivos com acolhimento e problematização das emoções e das percepções estudantis diante de sua inserção na realidade. Nesses espaços, desvelam-se as estratégias para a construção dos aprendizados significativos na direção do trabalho em saúde orientado pela integralidade, pela promoção humana e pelo compromisso com os grupos socialmente excluídos.

Biografia do Autor

Pedro Cruz, Universidade Federal da Paraíba

Professor Adjunto-A do Departamento de Promoção da Saúde do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba - UFPB. Doutor em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (2015), linha Educação Popular, da Universidade Federal da Paraíba. Coordenador do Grupo de Pesquisa em Extensão Popular - EXTELAR (CNPq/UFPB) e do Grupo de Pesquisa Inéditos Viáveis em Educação Popular - GIV, sendo ainda membro do Grupo de Pesquisa Educação Popular em Saúde (CNPq/UFPB). É membro associado da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO), onde é membro do Grupo de Trabalho (GT) de Educação Popular em Saúde. Graduado em Nutrição pela Universidade Federal da Paraíba (2007) e Mestre em Educação (2010), linha Educação Popular, pela UFPB. A ênfase de sua atuação se dá na área de educação popular, promoção da saúde e segurança alimentar e nutricional em comunidades, bem como na extensão popular e formação universitária em saúde. Tem experiência na área de Extensão Universitária e Nutrição em Saúde Pública, com ênfase em educação popular e saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: educação popular, educação popular em saúde, educação alimentar e nutricional, segurança alimentar e nutricional, extensão popular, trabalho interdisciplinar. Trabalha na Coordenação do Programa de Extensão "Práticas Integrais de Promoção da Saúde e Nutrição na Atenção Básica - PINAB" do DPS/CCM e DN/CCS da UFPB.

Eymard Mourão Vasconcelos, Universidade Federal da Paraíba/Rede de Educação Popular em Saúde

Professor Aposentado do Departamento de Promoção da Saúde da Universidade Federal da Paraíba. Coordernador da Rede de Educação Popular em Saúde.

Downloads

Publicado

2020-01-14

Como Citar

Cruz, P., & Vasconcelos, E. M. (2020). Desvelando processos formativos das práticas extensionistas em Educação Popular na saúde. Interagir: Pensando a extensão, (27). https://doi.org/10.12957/interag.2019.43065

Edição

Seção

ARTIGOS