Desvelando processos formativos das práticas extensionistas em Educação Popular na saúde

Pedro Cruz, Eymard Mourão Vasconcelos

Resumo


Esse   artigo   pretende   explicitar   elementos   pedagógicos   das práticas de extensão orientadas pela educação popular. Foi construído com as metodologias da consulta documental e pesquisa bibliográfica, por meio das quais foram levantados depoimentos de estudantes extensionistas, com ênfase em suas percepções acerca dos processos de aprendizagem. Apontaram-se então pressupostos e desafios da extensão em educação popular no desenvolvimento de um agir crítico em saúde. A extensão em educação popular desvela uma aprendizagem que, ao mesmo tempo, não se restringe à dimensão técnica e é tecida em meio ao trabalho social para a garantia do direito à saúde. Das dimensões reveladas, destacaram-se: extensão como espaço mobilizador de uma pedagogia reorientadora da formação em saúde; mergulho na realidade social e em suas complexidades como etapa fundadora desse processo; perplexidade estudantil (diante das experiências) como processo a ser valorizado, acolhido e problematizado. Tal processo demanda espaços reflexivos com acolhimento e problematização das emoções e das percepções estudantis diante de sua inserção na realidade. Nesses espaços, desvelam-se as estratégias para a construção dos aprendizados significativos na direção do trabalho em saúde orientado pela integralidade, pela promoção humana e pelo compromisso com os grupos socialmente excluídos.


Palavras-chave


Capacitação profissional; Aprendizagem; Relações comunidade-instituição; Educação em saúde.

Texto completo:

PDF


DOI: https://doi.org/10.12957/interag.2019.43065

ISSN: 1519-8847 | E-ISSN: 2236-4447
Depext-SR3/UERJ