Da Retomada à Escolarização ao Acesso e Permanência na Universidade: O PAIETS Como Possibilidade de Transformação Social

Roberta Avila Pereira, Lisiane Costa Claro, Vilmar Alves Pereira

Resumo


DOI: 10.12957/interag.2016.15923

O presente texto apresenta as experiências do Programa de Auxílio ao Ingresso aos Ensinos Técnico e Superior – PAIETS da Universidade Federal do Rio Grande – FURG na luta pela retomada da educação básica, acesso e permanência da camada popular no Ensino Superior público e de qualidade, além da busca pela educação permanente a partir de uma formação no horizonte da educação popular. Diante disso, as ações do PAIETS se materializam através dos cursos pré-universitários populares, localizados nos bairros populares da cidade de Rio Grande/RS, São José do Norte/RS, Capão do Leão/RS e Santo Antônio da Patrulha/RS; do subprograma PAIETS Indígena e Quilombola; da retomada das comunidades tradicionais da Educação Básica no Projeto Educação para Pescadores e do projeto de formação Permanente Olhares Sul-Rio-Grandense na formação de Jovens e Adultos. Neste sentido, as práticas desenvolvidas nos contextos de atuação do PAIETS objetivam potencializar ações educativas que tenham em seu horizonte a Educação Popular como uma escolha política, uma vez que entendemos que a prática educativa é uma das formas de se lutar a favor da emancipação humana. Os princípios orientadores das práticas do programa apostam numa formação crítica e política, na possibilidade do ‘ser mais’. Portanto, as quatro frentes de trabalho do PAIETS assumem o objetivo da emancipação coletiva, defendendo o espaço do Ensino Superior como um direito e uma possibilidade das classes populares.


Palavras-chave


Educação Popular. Acesso. Permanência. Formação.

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DOI: https://doi.org/10.12957/interag.2016.15923

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ISSN: 1519-8847 | E-ISSN: 2236-4447
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