Da Retomada à Escolarização ao Acesso e Permanência na Universidade: O PAIETS Como Possibilidade de Transformação Social

Autores

  • Roberta Avila Pereira Universidade Federal do Rio Grande/FURG
  • Lisiane Costa Claro Universidade Federal do Rio Grande/FURG
  • Vilmar Alves Pereira Universidade Federal do Rio Grande/FURG

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2016.15923

Palavras-chave:

Educação Popular. Acesso. Permanência. Formação.

Resumo

DOI: 10.12957/interag.2016.15923

O presente texto apresenta as experiências do Programa de Auxílio ao Ingresso aos Ensinos Técnico e Superior – PAIETS da Universidade Federal do Rio Grande – FURG na luta pela retomada da educação básica, acesso e permanência da camada popular no Ensino Superior público e de qualidade, além da busca pela educação permanente a partir de uma formação no horizonte da educação popular. Diante disso, as ações do PAIETS se materializam através dos cursos pré-universitários populares, localizados nos bairros populares da cidade de Rio Grande/RS, São José do Norte/RS, Capão do Leão/RS e Santo Antônio da Patrulha/RS; do subprograma PAIETS Indígena e Quilombola; da retomada das comunidades tradicionais da Educação Básica no Projeto Educação para Pescadores e do projeto de formação Permanente Olhares Sul-Rio-Grandense na formação de Jovens e Adultos. Neste sentido, as práticas desenvolvidas nos contextos de atuação do PAIETS objetivam potencializar ações educativas que tenham em seu horizonte a Educação Popular como uma escolha política, uma vez que entendemos que a prática educativa é uma das formas de se lutar a favor da emancipação humana. Os princípios orientadores das práticas do programa apostam numa formação crítica e política, na possibilidade do ‘ser mais’. Portanto, as quatro frentes de trabalho do PAIETS assumem o objetivo da emancipação coletiva, defendendo o espaço do Ensino Superior como um direito e uma possibilidade das classes populares.

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Publicado

2016-06-29

Como Citar

Pereira, R. A., Claro, L. C., & Pereira, V. A. (2016). Da Retomada à Escolarização ao Acesso e Permanência na Universidade: O PAIETS Como Possibilidade de Transformação Social. Interagir: Pensando a extensão, (21), 27–34. https://doi.org/10.12957/interag.2016.15923

Edição

Seção

ARTIGOS