PROJETO TRAVESSIAS: CAMINHOS PARA O ACESSO À PÓS-GRADUAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.12957/interag.2023.79004Palavras-chave:
Educação Popular. Extensão Universitária. Acesso e Permanência.Resumo
O presente texto tem como objetivo estabelecer um diálogo acerca da importância da extensão universitária e a Educação Popular, tendo como cenário o Projeto Travessias, que desenvolveu atividades ao longo do ano de 2022. Este projeto de extensão foi vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Educação e Artes (GEPHEA/CNPq) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). O Travessias constituiu-se enquanto uma iniciativa de um curso preparatório popular para pós-graduação, buscando refletir sobre o acesso e permanência das camadas populares neste âmbito acadêmico. O Travessias objetivava construir um espaço formativo crítico-reflexivo de preparo ao auxílio às etapas seletivas que concernem ao ingresso em cursos de especializações e mestrados. Pretende-se nesta escrita abordar os principais conceitos que constituem os campos da Educação Popular e da Extensão em diálogo com as experiências vivenciadas no Projeto. Tem-se, portanto, como intenção refletir sobre a importância da Extensão Universitária, através de experiências como do Travessias, para a construção de uma sociedade mais justa e democrática.Downloads
Publicado
2024-06-27 — Atualizado em 2024-07-11
Como Citar
BEZERRA, Antonia Emanuela Sampaio; PEREIRA, Roberta Avila. PROJETO TRAVESSIAS: CAMINHOS PARA O ACESSO À PÓS-GRADUAÇÃO. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 36, 2024. DOI: 10.12957/interag.2023.79004. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/79004. Acesso em: 8 set. 2024.
Edição
Seção
RELATOS DE EXPERIÊNCIA
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
a. Autores concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
b. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Todo o conteúdo da Revista Interagir está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.