PROJETO TRAVESSIAS: CAMINHOS PARA O ACESSO À PÓS-GRADUAÇÃO

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/interag.2023.79004

Palavras-chave:

Educação Popular. Extensão Universitária. Acesso e Permanência.

Resumo

O presente texto tem como objetivo estabelecer um diálogo acerca da importância da extensão universitária e a Educação Popular, tendo como cenário o Projeto Travessias, que desenvolveu atividades ao longo do ano de 2022. Este projeto de extensão foi vinculado ao Grupo de Estudos e Pesquisas em História, Educação e Artes (GEPHEA/CNPq) da Universidade Federal do Norte do Tocantins (UFNT). O Travessias constituiu-se enquanto uma iniciativa de um curso preparatório popular para pós-graduação, buscando refletir sobre o acesso e permanência das camadas populares neste âmbito acadêmico. O Travessias objetivava construir um espaço formativo crítico-reflexivo de preparo ao auxílio às etapas seletivas que concernem ao ingresso em cursos de especializações e mestrados. Pretende-se nesta escrita abordar os principais conceitos que constituem os campos da Educação Popular e da Extensão em diálogo com as experiências vivenciadas no Projeto. Tem-se, portanto, como intenção refletir sobre a importância da Extensão Universitária, através de experiências como do Travessias, para a construção de uma sociedade mais justa e democrática.

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Publicado

2024-06-27 — Atualizado em 2024-07-11

Como Citar

BEZERRA, Antonia Emanuela Sampaio; PEREIRA, Roberta Avila. PROJETO TRAVESSIAS: CAMINHOS PARA O ACESSO À PÓS-GRADUAÇÃO. Interagir: pensando a extensão, Rio de Janeiro, n. 36, 2024. DOI: 10.12957/interag.2023.79004. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/interagir/article/view/79004. Acesso em: 18 set. 2024.

Edição

Seção

RELATOS DE EXPERIÊNCIA