Satisfação, ansiedade e depressão entre estudantes de graduação em enfermagem [Satisfaction, anxiety and depression among undergraduate nursing students] [Satisfacción, ansiedad y depresión entre estudiantes de pregrado en enfermeira]

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2022.70555

Palavras-chave:

Instituições Acadêmicas, Estudantes de Enfermagem, Satisfação Pessoal, Ansiedade, Depressão.

Resumo

Objetivo: analisar a correlação entre a satisfação com a experiência acadêmica e ansiedade e depressão entre estudantes de enfermagem. Método: estudo transversal, realizado com 205 estudantes de uma universidade pública. Para coleta de dados, aplicaram-se: instrumento de avaliação sociodemográfica, a Escala de Satisfação com a Experiência Acadêmica, o Inventário de Depressão de Beck e Inventário de Ansiedade Traço-Estado. As análises foram realizadas por meio de estatística descritiva, teste de Kruskal Wallis e correlação de Spearman. Resultados: os acadêmicos apresentaram-se indiferentes nos domínios satisfação com o curso, oportunidade de desenvolvimento e satisfação com a instituição. Observou-se correlação fraca entre as dimensões satisfação com o curso e oportunidade de desenvolvimento com os níveis de depressão e ansiedade. Conclusão: identificou-se depressão moderada e grave, bem como, nível médio de ansiedade entre os estudantes. Tais variáveis estão correlacionadas com a satisfação acadêmica.

ABSTRACT

Objective: to analyze the correlation between satisfaction with academic experience and anxiety and depression among nursing students. Method: cross-sectional study, carried out with 205 students from a public university. For data collection, the following were applied: a sociodemographic assessment instrument, the Satisfaction with Academic Experience Scale, the Beck Depression Inventory and the State-Trait Anxiety Inventory. Analyzes were performed using descriptive statistics, Kruskal Wallis test and Spearman correlation. Results: the academics were indifferent in the domains satisfaction with the course, opportunity for development and satisfaction with the institution. There was a weak correlation between the dimensions satisfaction with the course and opportunity for development with levels of depression and anxiety. Conclusion: moderate and severe depression was identified, as well as an average level of anxiety among students. Such variables are correlated with academic satisfaction.

RESUMEN

Objetivo: analizar la correlación entre la satisfacción con la experiencia académica y la ansiedad y depresión entre estudiantes de enfermería. Método: estudio transversal, realizado junto a 205 estudiantes de una universidad pública. Para la recolección de datos, se aplicaron: un instrumento de evaluación sociodemográfica, la Escala de Satisfacción con la Experiencia Académica, el Inventario de Depresión de Beck y el Inventario de Ansiedad Estado-Rasgo. Los análisis se realizaron mediante estadística descriptiva, prueba de Kruskal Wallis y correlación de Spearman. Resultados: los académicos se mostraron indiferentes en los dominios satisfacción con el curso, oportunidad de desarrollo y satisfacción con la institución. Hubo una débil correlación entre las dimensiones ‘satisfacción con el curso’ y ‘oportunidad de desarrollo’ con los niveles de depresión y ansiedad. Conclusión: se identificó depresión moderada y severa, así como un nivel medio de ansiedad entre los estudiantes. Dichas variables se correlacionan con la satisfacción académica.

Biografia do Autor

Maria de Jesus Araújo de Oliveira, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Enfermagem pela Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (FFOE-UFC), cursando o oitavo semestre. Membro da Liga Acadêmica de Enfermagem em Cuidados Críticos (LAECC-UFC).

Maria Aline Moreira Ximenes, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira. Mestre em Enfermagem Membro do Grupo de Estudo em Cuidados de Enfermagem em Saúde do Adulto (GECESA).

Magda Milleyde de Sousa Lima, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira. Especialista em Gestão de Saúde e Auditoria; Mestre e doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Membro do Grupo de Estudo e Pesquisa em Adultos em Situações Críticas (GEPASC); Membro do Grupo de Estudo em Cuidados de Enfermagem em Saúde do Adulto (GECESA).

John Anderson dos Santos Morais, Universidade Federal do Ceará

Enfermeiro. Ex-Integrante da Liga Acadêmica de Oncologia da UFC (2017-2018).

Lívia Moreira Barros, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Enfermeira. Especialista em Enfermagem em Terapia Intensiva e em Preceptoria no SUS. Doutora em Enfermagem. Docente do Curso de Enfermagem da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira.

Joselany Áfio Caetano, Universidade Federal do Ceará

Enfermeira. Especialista em Enfermagem clínico-cirúrgica, em ativação de processo de mudança na formação superior, em controle de infecção hospitalar. Doutorado em Enfermagem Professora Titular do Curso de Graduação e Pós-Graduação em Enfermagem da UFC.

Publicado

30.12.2022

Como Citar

Oliveira, M. de J. A. de, Ximenes, M. A. M., Lima, M. M. de S., Morais, J. A. dos S., Barros, L. M., & Caetano, J. Áfio. (2022). Satisfação, ansiedade e depressão entre estudantes de graduação em enfermagem [Satisfaction, anxiety and depression among undergraduate nursing students] [Satisfacción, ansiedad y depresión entre estudiantes de pregrado en enfermeira]. Revista Enfermagem UERJ, 30(1), e70555. https://doi.org/10.12957/reuerj.2022.70555

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa