Validação clínica dos diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem: revisão narrativa da literatura [Validation of clinical diagnoses, interventions and outcomes nursing: narrative literature review]

Autores

  • Ana Railka de Souza Oliveira Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - nível Doutorado. Universidade Federal do Ceará
  • Alice Gabrielle de Sousa Costa Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - nível Doutorado. Universidade Federal do Ceará
  • Julyana Gomes Freitas Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - nível Doutorado da Universidade Federal do Ceará / Universidade de Fortaleza
  • Francisca Elizângela Teixeira Lima Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Universidade Federal do Ceará
  • Marta Maria Coelho Damasceno Programa de Pós-Graduação em Enfermagem. Universidade Federal do Ceará
  • Thelma Leite de Araujo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem - níveis Mestrado/Doutorado. Universidade Federal do Ceará

Palavras-chave:

Estudos de validação, classificação, terminologia, enfermagem [Validation studies, classification, terminology, nursing] [Estudios de validación, clasificación, enfermería]

Resumo

Objetivou-se avaliar o processo de validação clínica de diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem em revisão de literatura. Selecionaram-se dois artigos, seis dissertações e oito teses, dos quais 14 correspondiam a trabalhos sobre os diagnósticos e dois a estudos com resultados de enfermagem. Os delineamentos dos estudos e as análises são aspectos ainda frágeis. Quanto aos referenciais metodológicos identificados, o modelo de validação de Fehring foi o mais usado. A etapa de validação clínica foi executada predominantemente por enfermeiros expertos. Ressaltou-se a importância da realização do teste piloto, utilização de um padrão-ouro e uso de variados testes estatísticos. Apesar das diferenças metodológicas, os autores enfatizaram a necessidade de novas validações com populações maiores e diferentes. Conclui-se que a etapa de validação clínica é fundamental, embora ainda não haja um percurso metodológico uniforme no concernente ao seguido pelos estudos. É necessário desenvolver e aprimorar as taxonomias e seus componentes.

 

ABSTRACT

The study aimed to evaluate the clinic validation process of diagnoses, interventions and nursing outcomes. Were selected two articles, six master dissertations and eight PhD thesis, fourteen of wich corresponded to researches about diagnoses and two were about Nursing Outcomes. Was realized that the studies design and the data analisis were aspects already weak. The Fehring validation model was the most common methodological reference identified. The clinic validation fase was preformed mainly by experts nurses. It can hightlight the importance of accomplish pilot testing besides to use a gold standard and variable use of statistical tests. Despite methodological diferences the authors emphasized need for futher validations with larger and different populations. The conclusion is that the clinic validation is essential, although there isn’t an uniform methodological course followed by the studies. It is necessary to develop and improve the taxonomies and its components.

 

RESUMEN

El objetivo fue evaluar el proceso de validación clínica de diagnósticos, intervenciones y resultados de enfermería. Fueron seleccionados dos artículos, seis disertaciones de mestría y ocho tesis doctorales, 14 trabajos abordaron diagnósticos y dos estúdios abordaron resultados de enfermería. Se observó que el diseño de los estudios y los análisis de datos son aun frágiles. Sobre los referenciales metodológicos, el modelo de validación de Fehring fue lo más utilizado. La etapa de validación clínica fue hecha predominantemente por enfermeros expertos. Se destacó la importancia del desarrollo de test piloto, utilización de un patrón-oro y variados tests estadísticos. A pesar de las diferencias medotológicas, los autores hicieron hincapié a la necesidad de nuevas validaciones con publaciones más grandes y distintas. Se concluye que la etapa de validación clínica es fundamental, aunque no exista un curso metodológico uniforme seguido por los estudios. Es necesario desarrollar y mejorar las taxonomías y sus componentes.

Publicado

18.06.2013

Como Citar

Oliveira, A. R. de S., Costa, A. G. de S., Freitas, J. G., Lima, F. E. T., Damasceno, M. M. C., & Araujo, T. L. de. (2013). Validação clínica dos diagnósticos, intervenções e resultados de enfermagem: revisão narrativa da literatura [Validation of clinical diagnoses, interventions and outcomes nursing: narrative literature review]. Revista Enfermagem UERJ, 21(1), 113–120. Recuperado de https://www.e-publicacoes.uerj.br/enfermagemuerj/article/view/6444

Edição

Seção

Artigos de Revisão