Qualidade da assistência de enfermagem: ambiente do paciente em hospital público de média complexidade [Quality of nursing care: patient environment in a medium-complexity public hospital]
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2016.6222Palavras-chave:
Controle de qualidade, avaliação em enfermagem, segurança do paciente, garantia da qualidade dos cuidados de saúde [Quality control, nursing assessment, patient safety, health care quality assurance]Resumo
Objetivo: comparar os resultados das duas primeiras avaliações da qualidade da assistência de enfermagem realizadas por meio da observação do ambiente de internação do paciente em hospital público de média complexidade no norte do Paraná. Método: estudo retrospectivo e quantitativo no período de junho a dezembro de 2011, em unidade de internação de adultos, com coleta de dados secundários de dois relatórios disponibilizados pelo Serviço de Controle de Qualidade em Enfermagem da instituição. Resultados: observou-se melhoria na higiene e conforto, na segurança física e na utilização de equipamentos e queda no cumprimento das rotinas de identificação de dispositivos e prevenção de úlcera por pressão. Foi possível analisar o processo e a estrutura envolvidos no cuidado e os fatores de risco associados. Conclusão: mesmo com resultados positivos, evidenciou-se a necessidade de implementação de estratégias educativas para a melhoria contínua nos processos assistenciais de enfermagem.
ABSTRACT
Objective: to compare the findings of two earlier assessments of nursing care quality conducted by patient environment observation at a medium-complexity public hospital in north Paraná. Method: from June to December, 2011, this retrospective, quantitative study collected secondary data from two reports provided by the Office of Nursing Quality Control at an adult inpatient unit. Results: hygiene and comfort, physical safety and use of equipment were observed to improve, while compliance with device identification routines and pressure ulcer prevention deteriorated. It was possible to analyze the process and the structure involved in care and the associated risk factors. Conclusion: despite the positive results, there is clearly still a need to implement educational strategies to continue to improve nursing care processes.
RESUMEN
Objetivo: comparar los resultados de las dos primeras evaluaciones de la calidad de la atención de enfermería realizadas mediante la observación del entorno de la hospitalización del paciente en un hospital público de mediana complejidad en el norte de Paraná. Método: estudio retrospectivo y cuantitativo en el período de junio a diciembre de 2011, en unidad de hospitalización de adultos, por medio de recolección de datos secundarios en dos informes facilitados por el Servicio de Control de Calidad de Enfermería de la institución. Resultados: se observó una mejora en la higiene y el confort, en la seguridad física y en el uso de los equipos y una reducción del cumplimiento de las rutinas de identificación del dispositivo y la prevención de las úlceras por presión. Fue posible analizar el proceso y la estructura involucrados en el cuidado y los factores de riesgo asociados. Conclusión: aún con resultados positivos, quedó evidente la necesidad de implementar estrategias educativas con vistas a la mejoría continua en los procesos asistenciales de enfermería.
DOI: http://dx.doi.org/10.12957/reuerj.2016.6222
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).