Repercussões da COVID-19 e as possibilidades para promover saúde: reflexões com estudantes de enfermagem [Repercussions of COVID-19 and possibilities for promoting health: thinking with nursing students] [Repercusiones del COVID-19 y las posibilidades de promover la salud: reflexiones junto a estudiantes de enfermería]

Jeane Barros de Souza, Valéria Faganello Madureira, Jane Kelly Oliveira Friestino, Larissa Hermes Thomas Tombini, Yana Tamara Tomasi, Angélica Zanettini Konrad

Resumo


Objetivo: compreender as repercussões da COVID-19 e as possibilidades para promover a saúde no enfrentamento da pandemia, na percepção de estudantes de graduação em enfermagem. Método: estudo qualitativo, do tipo ação-participante, fundamentado no Itinerário de Pesquisa de Paulo Freire, que possui três fases dialéticas: Investigação Temática; Codificação e Descodificação; Desvelamento Crítico. Realizou-se dois Círculos de Cultura Virtual em outubro de 2020, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa, com a participação de 23 estudantes de enfermagem de uma universidade pública do sul do Brasil, residentes em diferentes localidades. Resultados: discutiu-se sobre dois temas: repercussões da COVID-19 e possibilidades para promover sua saúde. Ficou evidente que os impactos da pandemia refletiram no bem-estar biopsicossocial e espiritual dos estudantes. Conclusões: é premente promover a saúde dos estudantes na perspectiva do desnudar sentimentos e anunciar estratégias para superação das dificuldades, com ênfase no despertar da capacidade de enfrentamento e resiliência.

ABSTRACT

Objective: to understand the repercussions of COVID-19 and possibilities for health promotion in combating the pandemic, as perceived by undergraduate nursing students. Method: this qualitative, participatory-action study rested on Paulo Freire’s Research Itinerary, which comprises three dialectical phases: Thematic Investigation; Encoding and Decoding; Critical Unveiling. After approval by the Research Ethics Committee, two Virtual Culture Circles were held in October 2020 with the participation of 23 nursing students at a public university in southern Brazil, but living in different places. Results: two themes were discussed: repercussions of COVID-19 and possibilities for health promotion. The impacts of the pandemic were clearly reflected in the students’ biopsychosocial and spiritual well-being. Conclusions: it is urgent to promote students’ health with a view to uncovering feelings and announcing strategies for overcoming difficulties, with an emphasis on awakening the capacity for coping and resilience.

RESUMEN

Objetivo: comprender las repercusiones del COVID-19 y las posibilidades de promover la salud en el enfrentamiento de la pandemia, desde la percepción de estudiantes de pregrado en enfermería. Método: estudio cualitativo, acción-participante, basado en el Itinerario de Investigación de Paulo Freire, con tres fases dialécticas: Investigación Temática; Codificación y Decodificación; Desvelamiento Crítico. Se realizaron dos Círculos de Cultura Virtual en octubre de 2020, tras la aprobación del Comité de Ética en Investigación, contando con la participación de 23 estudiantes de enfermería de una universidad pública del sur de Brasil, residentes en diferentes sitios. Resultados: se discutieron dos temas: repercusiones del COVID-19 y posibilidades para promover la salud. Se evidenció que los impactos de la pandemia se reflejaron en el bienestar biopsicosocial y espiritual de los estudiantes. Conclusiones: urge promover la salud de los estudiantes desde la perspectiva de desnudar sentimientos y anunciar estrategias para superar las dificultades, con énfasis en el despertar de la capacidad de enfrentamiento y resiliencia.


Palavras-chave


Pandemias; Infecções por Coronavírus; COVID-19; Promoção da Saúde; Estudantes de Enfermagem.

Texto completo:

PDF(POR) PDF(ENG) (English)


DOI: https://doi.org/10.12957/reuerj.2021.60256

Direitos autorais 2021 Jeane Barros de Souza, Valéria Faganello Madureira, Jane Kelly Oliveira Friestino, Larissa Hermes Thomas Tombini, Yana Tamara Tomasi, Angélica Zanettini Konrad

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.