Promovendo saúde por meio da música na maternidade: percepções de gestantes e puérperas
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2023.72172Palavras-chave:
Maternidades, Promoção da Saúde, Terapias Complementares, Música, MusicoterapiaResumo
Objetivo: compreender as percepções de gestantes e puérperas sobre o uso da música como tecnologia de cuidado para promoção da saúde. Método: estudo qualitativo, fundamentado nos pressupostos da promoção da saúde, realizado com sete gestantes e oito puérperas internadas na maternidade de um hospital público de Santa Catarina. Realizou-se entrevistas semiestruturadas, entre setembro de 2021 e fevereiro de 2022, após aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Resultados: a música na maternidade diminui o estresse e a tristeza. Alem disso, proporciona distração, alegria, animação, resgate de lembranças, momento especial, gratidão e tranquilidade para as mulheres hospitalizadas e para os seus bebês. Considerações finais: para as gestantes e puérperas, a música tem a capacidade de promover a saúde, sendo uma tecnologia de cuidado que deveria estar presente em todas as maternidades do Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Tainá de Miranda Marquesini, Jeane Barros de Souza, Iasmin Cristina Zilio, Ivonete Terezinha Schulter Buss Heideman, Odila Migliorini Rosa, Simone dos Santos Pereira Barbosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).