Promoção do cuidado seguro em áreas críticas pediátricas: participação e atribuição dos acompanhantes [Promotion of safe care in critical pediatric areas: participation and attribution of the companions] [Promoción de la atención segura en áreas pediátricas críticas: participación y atribución de los acompañantes]

Marina Scherer Silveira, Gabrielli de Oliveira Lima, Fernanda Stroeher Pereira, Michele Nogueira do Amaral, Márcia Koja Breigeiron, Wiliam Wegner

Resumo


Objetivo: analisar a participação e a atribuição dos acompanhantes de criança hospitalizada na promoção do cuidado seguro em áreas críticas. Método: estudo qualitativo exploratório-descritivo realizado em áreas críticas de três hospitais de Porto Alegre, RS, no período de novembro a dezembro de 2017. A seleção da amostra foi intencional e com participação de 34 acompanhantes de crianças hospitalizadas há pelo menos sete dias. Entrevistas semiestruturadas foram gravadas em áudio e transcritas para análise de conteúdo do tipo temática. Resultados: o processo de análise das entrevistas gerou duas grandes categorias: Participação do acompanhante para o cuidado seguro, auxiliando em situações de risco e Atribuição dos acompanhantes na promoção da segurança do paciente pediátrico, colaborando com um ambiente seguro. Conclusão: os acompanhantes percebem que sua presença e colaboração no cuidado de crianças hospitalizadas em áreas críticas, bem como a confiança e interação deles com a equipe de saúde são fatores coadjuvantes na promoção do cuidado seguro.

ABSTRACT

Objective: to analyze the participation and role of caregivers of hospitalized children in promoting safe care in critical areas. Method: qualitative exploratory-descriptive study conducted in critical areas of three hospitals in Porto Alegre, RS, from November to December of 2017. The sample selection was intentional and with the participation of 34 companions of children hospitalized for at least seven days. Semi-structured interviews were audio-recorded and transcribed for thematic content analysis. Results: the process of analyzing the interviews generated two major categories: Participation of the companion for safe care, assisting in risky situations, and Attribution of companions in promoting the safety of pediatric patients, collaborating with a safe environment. Conclusion: the caregivers perceive that their presence and collaboration in the care of children hospitalized in critical areas, as well as their trust and interaction with the health team, are supporting factors in promoting safe care.

RESUMEN

Objetivo: analizar la participación y la atribución de los cuidadores de niños hospitalizados en promover un cuidado seguro en áreas críticas. Método: estudio cualitativo exploratorio-descriptivo, realizado en áreas críticas de tres hospitales de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, de noviembre a diciembre de 2017. La selección de la muestra fue intencional, participaron 34 acompañantes de niños hospitalizados durante al menos siete días. Las entrevistas semiestructuradas se grabaron en audio y se transcribieron para el análisis de contenido temático. Resultados: el proceso de análisis de las entrevistas obtuvo dos grandes categorías: Participación del acompañante en el cuidado seguro, auxiliando en situaciones de riesgo, y Atribución de los acompañantes en la promoción de la seguridad de los pacientes pediátricos, colaborando con un ambiente seguro. Conclusión: los acompañantes advierten que su presencia y colaboración en el cuidado de los niños hospitalizados en áreas críticas, así como su confianza y seguridad respecto al equipo de salud, son factores coadyuvantes en la promoción de una atención segura.


Palavras-chave


Segurança do Paciente; Criança Hospitalizada; Família; Cuidadores.

Texto completo:

PDF(POR) PDF(ENG) (English)


DOI: https://doi.org/10.12957/reuerj.2021.59882

Direitos autorais 2021 Marina Scherer Silveira, Gabrielli de Oliveira Lima, Fernanda Stroeher Pereira, Michele Nogueira do Amaral, Márcia Koja Breigeiron, Wiliam Wegner

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.