Promoção do cuidado seguro em áreas críticas pediátricas: participação e atribuição dos acompanhantes [Promotion of safe care in critical pediatric areas: participation and attribution of the companions] [Promoción de la atención segura en áreas pediátricas críticas: participación y atribución de los acompañantes]
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2021.59882Palavras-chave:
Segurança do Paciente, Criança Hospitalizada, Família, Cuidadores.Resumo
Objetivo: analisar a participação e a atribuição dos acompanhantes de criança hospitalizada na promoção do cuidado seguro em áreas críticas. Método: estudo qualitativo exploratório-descritivo realizado em áreas críticas de três hospitais de Porto Alegre, RS, no período de novembro a dezembro de 2017. A seleção da amostra foi intencional e com participação de 34 acompanhantes de crianças hospitalizadas há pelo menos sete dias. Entrevistas semiestruturadas foram gravadas em áudio e transcritas para análise de conteúdo do tipo temática. Resultados: o processo de análise das entrevistas gerou duas grandes categorias: Participação do acompanhante para o cuidado seguro, auxiliando em situações de risco e Atribuição dos acompanhantes na promoção da segurança do paciente pediátrico, colaborando com um ambiente seguro. Conclusão: os acompanhantes percebem que sua presença e colaboração no cuidado de crianças hospitalizadas em áreas críticas, bem como a confiança e interação deles com a equipe de saúde são fatores coadjuvantes na promoção do cuidado seguro.
ABSTRACT
Objective: to analyze the participation and role of caregivers of hospitalized children in promoting safe care in critical areas. Method: qualitative exploratory-descriptive study conducted in critical areas of three hospitals in Porto Alegre, RS, from November to December of 2017. The sample selection was intentional and with the participation of 34 companions of children hospitalized for at least seven days. Semi-structured interviews were audio-recorded and transcribed for thematic content analysis. Results: the process of analyzing the interviews generated two major categories: Participation of the companion for safe care, assisting in risky situations, and Attribution of companions in promoting the safety of pediatric patients, collaborating with a safe environment. Conclusion: the caregivers perceive that their presence and collaboration in the care of children hospitalized in critical areas, as well as their trust and interaction with the health team, are supporting factors in promoting safe care.
RESUMEN
Objetivo: analizar la participación y la atribución de los cuidadores de niños hospitalizados en promover un cuidado seguro en áreas críticas. Método: estudio cualitativo exploratorio-descriptivo, realizado en áreas críticas de tres hospitales de Porto Alegre, Rio Grande do Sul, de noviembre a diciembre de 2017. La selección de la muestra fue intencional, participaron 34 acompañantes de niños hospitalizados durante al menos siete días. Las entrevistas semiestructuradas se grabaron en audio y se transcribieron para el análisis de contenido temático. Resultados: el proceso de análisis de las entrevistas obtuvo dos grandes categorías: Participación del acompañante en el cuidado seguro, auxiliando en situaciones de riesgo, y Atribución de los acompañantes en la promoción de la seguridad de los pacientes pediátricos, colaborando con un ambiente seguro. Conclusión: los acompañantes advierten que su presencia y colaboración en el cuidado de los niños hospitalizados en áreas críticas, así como su confianza y seguridad respecto al equipo de salud, son factores coadyuvantes en la promoción de una atención segura.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).