Contribuição da pesquisa convergente assistencial para prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica

Bruna Karla Dutra, Laura Menezes Silveira, Fabiana Bolela, Mariele Lenhari, Angelita Maria Stabile

Resumo


Objetivo: elaborar um protocolo para prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica com a participação dos profissionais que o utilizarão, por meio do referencial da pesquisa convergente assistencial. Método: foi realizada uma entrevista individual e três encontros grupais com os profissionais. Para a análise dos dados foi utilizado o referencial de Morse e Field. O estudo foi aprovado por um Comitê de Ética em Pesquisa. Resultados: os cuidados citados nas entrevistas individuais foram organizados de acordo com o nível de evidência sugerido no Guideline da American Thoracic Society.  Nos encontros grupais os cuidados foram discutidos de acordo com a relevância na prevenção da pneumonia. Os cuidados elencados como relevantes compuseram a versão final do protocolo. Conclusão: o referencial da pesquisa convergente assistencial possibilitou a elaboração de um protocolo para prevenção de pneumonia associada à ventilação mecânica, com o envolvimento dos profissionais atuantes na Unidade de Terapia Intensiva.


Palavras-chave


Unidades de Terapia Intensiva; Respiração Artificial; Infecção Hospitalar; Pneumonia Associada à Ventilação Mecânica; Protocolos.

Texto completo:

PDF(ENG) (English) PDF(POR)


DOI: https://doi.org/10.12957/reuerj.2021.59821

Direitos autorais 2021 Bruna Karla Dutra, Laura Menezes Silveira, Fabiana Bolela, Mariele Lenhari, Angelita Maria Stabile

Licença Creative Commons
Esta obra está licenciada sob uma licença Creative Commons Atribuição - Não comercial - Sem derivações 4.0 Internacional.