A prática da educação em saúde na perspectiva de profissionais da zona rural de um município do interior de Minas Gerais [Health education in practice from the perspective of professionals in rural areas of a small municipality in Minas Gerais] [La práctica de la educación en salud en la perspectiva de profesionales de la zona rural de un municipio de Minas Gerais]
DOI:
https://doi.org/10.12957/reuerj.2021.58980Palavras-chave:
Atenção Primária à Saúde, Estratégia Saúde da Família, Educação em Saúde, Zona Rural.Resumo
Objetivo: descrever as ações de educação em saúde realizadas por profissionais da Estratégia Saúde da Família da zona rural de um município do interior de Minas Gerais. Método: estudo exploratório, abordagem qualitativa. Envolveu 16 profissionais da Estratégia Saúde da Família da zona rural. Coleta de dados realizada por meio de entrevistas semiestruturadas em 2019, com dados analisados empregando técnica de análise de conteúdo. Resultados: emergiram três categorias temáticas: Educação em saúde, prevenção de doenças e transmissão de informações; Educação em saúde como sinônimo de educação em serviço; e, A gestão do trabalho como ferramenta para a educação em saúde. Conclusão: a educação em saúde é realizada por meio de palestras, grupos ou individualmente, focada na doença, ancorada no repasse de saberes profissionais. Ainda é percebida como educação em serviço, revelando desconhecimento dos profissionais frente à temática. Constatou-se necessidade de investimento da gestão na viabilização de recursos e agentes para a educação em saúde.
ABSTRACT
Objective: to describe the health education actions performed by Family Health Strategy personnel in rural area of a town in Minas Gerais. Method: this exploratory, qualitative study involved 16 Family Health Strategy personnel from a rural area. Data were collected through semi-structured interviews in 2019 and analyzed using content analysis. Results: three thematic categories emerged: Health education, disease prevention and information transmission; Health education as a synonym for in-service education; and Work management as a tool for health education. Conclusion: health education is carried out through group or individual lectures. It is disease-focused and rests on conveying professional knowledge. It is still perceived as in-service education, revealing health personnel’s lack of knowledge on the subject. There was found to be a need to invest in management when enabling funding and agents for health education.
RESUMEN
Objetivo: describir las acciones de educación en salud realizadas por profesionales de la Estrategia Salud de la Familia en el área rural de un municipio del interior de Minas Gerais. Método: estudio exploratorio, abordaje cualitativo. Involucró a 16 profesionales de la Estrategia Salud de la Familia, en áreas rurales. La recolección de datos se realizó a través de entrevistas semiestructuradas en 2019, los datos se analizaron mediante la técnica de análisis de contenido. Resultados: surgieron tres categorías temáticas: educación en salud, prevención de enfermedades y transmisión de información; Educación en salud como sinónimo de educación en servicio y la Gestión del trabajo como herramienta de educación en salud. Conclusión: la educación en salud se realiza a través de conferencias, en grupo o individualmente, enfocada a la enfermedad, anclada en la transferencia de conocimientos profesionales. Todavía se percibe como educación en servicio, lo que revela la falta de conocimiento de los profesionales sobre el tema. Se percibió la necesidad de invertir de la gestión en hacer viables los recursos y agentes para la educación en salud.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Ao publicar na Revista Enfermagem UERJ, os autores declaram que o trabalho é de sua exclusiva autoria e assumem, portanto, total responsabilidade pelo seu conteúdo.
Os autores retêm os direitos autorais de seu artigo e concordam em licenciar seu trabalho usando uma Licença Pública Internacional Creative Commons Atribuição (CC BY), aceitando assim os termos e condições desta licença (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/legalcode.en), que permite que o material criado pelo autor pode ser distribuído, copiado e exibido por terceiros. O trabalho original deve ser citado e apresentar um link para o artigo disponível no site da revista em que foi publicado.
Os Direitos Autorais dos artigos publicados na Revista Enfermagem UERJ pertencem ao(s) seu(s) respectivo(s) autor(es), com os direitos de primeira publicação cedidos à Revista Enfermagem UERJ, com o trabalho simultaneamente licenciado sob uma Licença Creative Commons CC BY, a qual permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista
Os autores concedem à Revista Enfermagem UERJ o direito de primeira publicação, de se identificar como publicadora original do trabalho e concedem à revista uma licença de direitos não exclusivos para utilizar o trabalho das seguintes formas:
- Vender e/ou distribuir o trabalho em cópias impressas e/ou em formato eletrônico;
- Distribuir partes e/ou o trabalho como um todo com o objetivo de promover a revista por meio da internet e outras mídias digitais e impressas;
- Gravar e reproduzir o trabalho em qualquer formato, incluindo mídia digital.
Em consonância com as políticas da revista, a cada artigo publicado será atribuída uma licença Creative Commons Atribuição (CC BY).