A prática da educação em saúde na perspectiva de profissionais da zona rural de um município do interior de Minas Gerais [Health education in practice from the perspective of professionals in rural areas of a small municipality in Minas Gerais] [La práctica de la educación en salud en la perspectiva de profesionales de la zona rural de un municipio de Minas Gerais]

Autores

DOI:

https://doi.org/10.12957/reuerj.2021.58980

Palavras-chave:

Atenção Primária à Saúde, Estratégia Saúde da Família, Educação em Saúde, Zona Rural.

Resumo

Objetivo: descrever as ações de educação em saúde realizadas por profissionais da Estratégia Saúde da Família da zona rural de um município do interior de Minas Gerais. Método: estudo exploratório, abordagem qualitativa. Envolveu 16 profissionais da Estratégia Saúde da Família da zona rural. Coleta de dados realizada por meio de entrevistas semiestruturadas em 2019, com dados analisados empregando técnica de análise de conteúdo. Resultados: emergiram três categorias temáticas: Educação em saúde, prevenção de doenças e transmissão de informações; Educação em saúde como sinônimo de educação em serviço; e, A gestão do trabalho como ferramenta para a educação em saúde. Conclusão: a educação em saúde é realizada por meio de palestras, grupos ou individualmente, focada na doença, ancorada no repasse de saberes profissionais. Ainda é percebida como educação em serviço, revelando desconhecimento dos profissionais frente à temática. Constatou-se necessidade de investimento da gestão na viabilização de recursos e agentes para a educação em saúde.

ABSTRACT

Objective: to describe the health education actions performed by Family Health Strategy personnel in rural area of a town in Minas Gerais. Method: this exploratory, qualitative study involved 16 Family Health Strategy personnel from a rural area. Data were collected through semi-structured interviews in 2019 and analyzed using content analysis. Results: three thematic categories emerged: Health education, disease prevention and information transmission; Health education as a synonym for in-service education; and Work management as a tool for health education. Conclusion: health education is carried out through group or individual lectures. It is disease-focused and rests on conveying professional knowledge. It is still perceived as in-service education, revealing health personnel’s lack of knowledge on the subject. There was found to be a need to invest in management when enabling funding and agents for health education.

RESUMEN

Objetivo: describir las acciones de educación en salud realizadas por profesionales de la Estrategia Salud de la Familia en el área rural de un municipio del interior de Minas Gerais. Método: estudio exploratorio, abordaje cualitativo. Involucró a 16 profesionales de la Estrategia Salud de la Familia, en áreas rurales. La recolección de datos se realizó a través de entrevistas semiestructuradas en 2019, los datos se analizaron mediante la técnica de análisis de contenido. Resultados: surgieron tres categorías temáticas: educación en salud, prevención de enfermedades y transmisión de información; Educación en salud como sinónimo de educación en servicio y la Gestión del trabajo como herramienta de educación en salud. Conclusión: la educación en salud se realiza a través de conferencias, en grupo o individualmente, enfocada a la enfermedad, anclada en la transferencia de conocimientos profesionales. Todavía se percibe como educación en servicio, lo que revela la falta de conocimiento de los profesionales sobre el tema. Se percibió la necesidad de invertir de la gestión en hacer viables los recursos y agentes para la educación en salud.

Biografia do Autor

Nakita Maria Komori, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduanda de Enfermagem. Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba (MG).

Débora de Oliveira Ferreira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira. Doutoranda. Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba (MG).

Fabiana Rodrigues Lima, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira. Mestranda. Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba (MG).

Leiner Resende Rodrigues, Universidade Federal do Triângulo

Enfermeira. Doutora. Universidade Federal do Triângulo. Uberaba (MG).

Bibiane Dias Miranda Parreira, Universidade Federal do Triângulo

Enfermeira. Doutora. Universidade Federal do Triângulo. Uberaba (MG)

Bethania Ferreira Goulart, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Enfermeira. Doutora. Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Uberaba (MG).

Publicado

27.10.2021

Como Citar

1.
Komori NM, Ferreira D de O, Lima FR, Rodrigues LR, Parreira BDM, Goulart BF. A prática da educação em saúde na perspectiva de profissionais da zona rural de um município do interior de Minas Gerais [Health education in practice from the perspective of professionals in rural areas of a small municipality in Minas Gerais] [La práctica de la educación en salud en la perspectiva de profesionales de la zona rural de un municipio de Minas Gerais]. Rev. enferm. UERJ [Internet]. 27º de outubro de 2021 [citado 13º de outubro de 2024];29(1):e58980. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/enfermagemuerj/article/view/58980

Edição

Seção

Artigos de Pesquisa

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